UBI bate recorde de alunos inscritos. Tem 8.478 e vai atingir os 8.500

A Universidade da Beira Interior, UBI, tem inscritos, ao dia de hoje, 8.478 alunos em todos os níveis de ensino, sendo que irá atingir os 8.500, o maior de sempre, garante o reitor Mário Raposo.

Estar em Consórcios Europeus como o UNITA, ajuda na “atratibilidade”, destaca o reitor, vincando que há áreas em que não pode “atrair muito mais” estudantes uma vez que todas as vagas são preenchidas.


Afirma que apenas nos cursos em que a “matemática e a física eram provas de acesso” ficaram vagas por preencher na instituição, que “atingiu o maior número de alunos inscritos de sempre”. O programa Impulso, cuja candidatura está a ser ultimada, irá reforçar a captação de alunos nas áreas das ciências, tecnologias, engenharias, artes aplicadas e matemática, explica o responsável.

O reitor destaca ainda a importância de fixar alunos na UBI e noutras universidades do interior. “Transferir alunos do ensino superior do litoral para o interior contribui para a sustentabilidade do país”, defende.

Menos 10% da população em Lisboa, ou 10% dos alunos do ensino superior do litoral fixados no interior, significa menos carros e menos poluição, afirma, explicando que “sustentabilidade não é só encerrar centrais como a do Pego, tem que se trabalhar também noutros sentidos, e dá a impressão que só essas questões é que são importantes”, afirma.