UBI recebe 3 dias de reuniões do consórcio UNITA

A Universidade da Beira Interior vai receber 3 dias de reuniões inseridas no programa “Universidades Europeias” da UNITA – Universitas Montium. O evento, que decorre nos dias 24, 25 e 26 de novembro, contará com a presença dos reitores das instituições que integram o projeto patrocinado pela Comissão Europeia.

Além da UBI, são membros fundadores da UNITA a Universidad de Zaragoza, em Espanha, a Université de Pau et des Pays de L’Adour e a Université Savoie Mont Blanc, na França, a Università Degli Studi di Torino, da Itália e a Universitatea de Veste din Timisoara da Roménia. Posteriormente, juntaram-se, ainda, a este projeto, por convite das universidades fundadoras, a Universidade Brescia (Itália), a Universidade Pública de Navarra (Espanha), a Universidade de Transilvânia de Brasov (Roménia) e o Instituto Politécnico da Guarda.


O programa para os três dias de reuniões começa hoje, dia 24, com a reunião do UNITA Management Commitee, órgão de gestão operacional composto pelos vice-reitores das universidades que integram o projeto e pelos coordenadores dos grupos de trabalho.

No dia 25 de novembro, quinta-feira, decorrerá a Assembleia de Estudantes, que contará com a participação de três representantes de cada universidade. Aqui, serão veiculadas as propostas dos estudantes para o Governance Board, a reunião mais importante dos 3 dias, através de sugestões que serão posteriormente discutidas pelo órgão máximo do projeto.

O Management Committee Re-UNITA (Research UNITA), órgão de gestão operacional, onde se reúnem os vice-reitores responsáveis pela área de investigação das universidades e os coordenadores dos grupos de trabalho, juntamente com os UNITA Officies e o Coordenador Geral da Re-UNITA, também se reúnem no dia 25.

Na continuação deste segundo dia, ainda se reúne o Quality Evaluation Board, órgão de fiscalização cujo objetivo é discutir propostas de melhoria contínua, indicadores de avaliação e qualidade, acompanhando, ainda, o orçamento do projeto.

A reunião do Governance Board, órgão máximo da UNITA, onde estarão presentes os reitores, vice-reitores e o representante dos estudantes, ocorrerá no último dia, dia 26 de novembro, sexta-feira. É neste dia que são tomadas as decisões da política estratégica da UNITA, tendo por base os relatórios, as recomendações e os conselhos participantes.

A reunião, que reúne o órgão máximo da UNITA, terá, ainda, especial importância pois será tomada uma decisão fundamental para o consórcio, a eleição do presidente do Governance Board para o próximo ano.

O programa da UNITA – Universitas Montium, que reúne seis universidades fundadoras pertencentes à Comissão Europeia, foi criado oficialmente dia 6 de novembro de 2020 e tem o propósito de desenvolver as regiões das universidades que a integram o projeto e incrementar as línguas românicas.