Serra da Estrela Ice Arena abre amanhã com Campeonato Nacional de Patinagem Artística no Gelo

A Serra da Estrela Ice Arena, pista de gelo coberta nas Penhas da Saúde, abre ao público este fim-de-semana, com a realização do Campeonato Nacional de Patinagem Artística no Gelo. A organização é da Federação de Desportos de Inverno (FDI) de Portugal, responsável pela estrutura.

Pedro Farromba, presidente da FDI Portugal, avança que o empreendimento é alvo de “grande interesse”, em especial das estruturas hoteleiras dos concelhos da região, com quem a Federação “está a trabalhar em conjunto para a sua promoção”, acreditando “ser muito importante para o desenvolvimento turístico da Serra da Estrela”. A estrutura representa um investimento de 320 mil euros da FDI Portugal.


Para além da utilização pelo público em geral, pode receber treinos e competições de hóquei no gelo, patinagem e curling, numa “clara aposta da Federação no gelo”, vinca o dirigente.

O campeonato de patinagem artística no gelo, primeiro a realizar-se em Portugal, conta com a participação de 12 atletas o que, frisa o presidente da Federação, “é positivo”, uma vez que se trata de “trabalhar de base para o seu lançamento”, mostrando-se convicto que em próximas edições “o número de participantes irá disparar”.

O evento marca o arranque das competições oficiais na pista de gelo da Serra da Estrela, situada nas Penhas da Saúde, mas também a sua abertura ao público, uma vez que “fora dos momentos de competição e de treinos” a pista poderá ser utilizada.

Durante o fim-de-semana pode haver público na ICE Arena, com limite máximo de 40 pessoas, com uso obrigatório de máscara e certificado de vacinação. O público, para utilizar a pista, também terá que ter certificado de vacinação e uso obrigatório de máscara.

A inauguração “será feita posteriormente”, disse ainda Pedro Farromba, explicando que há um convite conjunto da Câmara Municipal da Covilhã e da Federação para que a cerimónia seja presidida pelo presidente da Republica Marcelo Rebelo de Sousa.

Neste fim-de-semana, o sábado está reservado a treinos oficiais que se realizam entre as 10.00h e as 17.00h. No domingo, entre as 9.30h e as 11.30h haverá treinos abertos e as competições decorrerão entre as 13.30h e as 16.00h.

No sábado depois das 17.00h e no domingo depois das 16.00h a pista estará aberta para o público poder patinar, sendo que a Serra da Estrela Ice Arena abrirá, normalmente, a partir da próxima 2ª feira, dia 6 de dezembro.