Covilhã: To Be Green transforma 27kg de máscaras em decorações de Natal

No âmbito do projeto To Be Green, no concelho da Covilhã, até ao dia 30 de setembro, foram recolhidos e reciclados 27Kg de máscaras utilizadas, sendo mais de 19Kg máscaras cirúrgicas e mais de 6Kg máscaras KN95 e têxteis, anuncia a Câmara Municipal da Covilhã em nota de imprensa.

Segundo o documento, as máscaras recolhidas são transformadas em decorações de Natal, e serão distribuídas junto das escolas e instituições que aderiram à iniciativa.


O projeto “aposta na sustentabilidade através do projeto de transformação de máscaras e têxteis reutilizáveis”. No Concelho da Covilhã foram colocados um total de 10 contentores de recolha de máscaras, situados em escolas, nomeadamente, na Campos Melo, na Frei Heitor Pinto, na Quinta das Palmeiras, na EPABI, na Pêro da Covilhã, na Escola de S. Domingos, no Teixoso, na Básica 2/3 Tortosendo, na Básica do Paul, e na Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa. Há ainda locais de recolha na Modatex, nos Bombeiros Voluntários da Covilhã, em Orjais e em Unhais da Serra.

“Além da reciclagem de máscaras, o projeto ToBeGreen, promove também a reciclagem de têxteis, bem como a troca de vestuário, numa lógica de desenvolvimento da economia circular”, explica a CMC, frisando que nestas iniciativas participaram a APPACDM Covilhã, o Centro de 3ª Idade – Tortosendo, o Centro Jesus Maria José – Dominguizo; e as empresas: Jomafil, e JGomes.

No caso dos têxteis para reciclagem, foram recolhidos cerca de 741kg, sendo 387kg por parte de instituições, e 344 kg por empresas.