CHUCB “revoluciona” sistema de imagem médica que permite reduzir tempos de espera e melhora prática clínica

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) implementou um “upgrade revolucionário ao seu sistema de gestão de imagem médica”, promovendo assim a sua “total integração e interoperabilidade digital”.

Depois de ser identificada a necessidade de “modernizar o processo de digitalização, distribuição, acesso e arquivo de imagens médicas”, o CHUCB candidatou-se ao SAMA 2020 e, através de financiamento comparticipado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), procederam a este upgrade, explica o CHUCB.


Em nota de imprensa, o CHUCB refere que o sistema que antes existia era incapaz de “corresponder às exigências de qualidade, rapidez, segurança e interoperabilidade” que o CHUCB “preconiza”.

Nesse sentido, o projeto eSG3ID (ecosSistema de Gestão Integrada de Imagem e Interoperabilidade Digital) veio introduzir uma “substancial modernização na área da imagiologia, e em outras áreas do hospital, através da implementação de três soluções tecnológicas que interoperam entre si”, de forma a maximizar as “potencialidades de cada uma”.

As soluções tecnológicas apresentadas são o PACS/VNA, um sistema de comunicação e arquivo de imagens médicas, dicom e non-dicom, “acessível aos profissionais de saúde, em qualquer lugar”; o Sistema de Radiologia Digital de Aquisição Direta, que permite “digitalizar exames de forma instantânea” e Rede sem Fios com RTLS, que para além de “permitir melhorar o acesso dos profissionais de saúde ao PACS e a outras aplicações de saúde, também permite o acesso seguro dos doentes à internet”.

Este projeto permite maior segurança no armazenamento e acesso ao arquivo de imagem médica do hospital, a diminuição dos tempos de espera/resposta para diagnóstico, e ainda a diminuição da utilização de papel e consumíveis, “promovendo-se assim um aumento de produtividade / eficiência e, por conseguinte, a melhoria da prática clínica e dos cuidados de saúde prestados aos doentes”, refere o centro hospitalar.