“reciclARTE” na Biblioteca Central da UBI

A exposição “reciclARTE” está patente a partir de hoje, até 25 de fevereiro, na zona da Portaria da Biblioteca Central da UBI.

Trata-se de uma mostra que junta Artes Plásticas, Teatro, Música e Lixo para criar diversos objetos artísticos, combater o insucesso escolar e educar para a reciclagem, reutilização e reaproveitamento de resíduos.


É um projeto promovido no âmbito do Programa Parcerias para o Impacto, desenvolvido pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social e dinamizado pela companhia de teatro covilhanense ASTA, Teatro e Outras Artes.

Nesta primeira fase do projeto, estão envolvidos 120 alunos, de agrupamentos dos concelhos de Covilhã, Fornos de Algodres e Gouveia, que foram desafiados a reproduzir obras icónicas de alguns dos maiores pintores do século XX como Gustav Klint, Pablo Picasso, Roy Lichtenstein, René Magritte, Edvard Munch, Henri Matisse, António Palolo, Joan Miró, Salvador Dalí e os portugueses Amadeu de Sousa-Cardoso, Abel Manta e João Abel Manta, a partir de vários resíduos recolhidos pelos alunos durante as sessões de trabalho.

A iniciativa tem o apoio dos municípios da Covilhã, Fornos de Algodres e Gouveia, e a empresa INCIPIT como investidor privado. São ainda parceiros do projeto a Resiestrela, o Cine Eco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a Câmara Municipal de Seia, o Agrupamento de Escolas do Teixoso, o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, o Instituto de Gouveia – Escola Profissional, o Agrupamento de Escolas de Gouveia, o projeto EcoCidadania do GAF, a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, a ADC – Águas da Covilhã e o Serra Shopping.