BE: Marisa Matias na região pede “desburocratização” para cooperativas da área social

A eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, acompanhada pela candidatura do partido, esteve ontem, dia 11, numa ação de campanha na região, e depois de visitar a Cooperativa de Intevenção Social, Coolabora, na Covilhã, pediu mais desburocratização para as instituições que trabalham nesta área.

“Uma reivindicação do setor”, disse a eurodeputada, em declarações à Rádio Clube da Covilhã.


“O papel destas cooperativas tem sido imenso, precisam de mais apoio e de menos burocracia. Estas cooperativas têm que ter mais autonomia e liberdade para fazer o seu trabalho e não podem estar sempre a fazer o seu trabalho num clima de suspeição”, disse.

Marisa Matias avança ainda que o Bloco apresentou para esta área um “plano nacional de cuidados” para que se entendam “os cuidados, que vão da infância à velhice como um bem público”, frisando que devem passar “por estruturas formais e cuidadores informais que devem ter os apoios devidos”, referiu.

No seu périplo pela região a eurodeputada destacou, com as visitas que efetuou, mais dois “eixos fundamentais” para o Bloco de Esquerda, nomeadamente o combate às alterações climáticas e o que é necessário fazer na área da eficiência energética, baseando-se na visita que efetuou à única cooperativa que em Portugal se dedica às questões de energia renováveis, a Copérnico. Destacou, ainda, a luta contra a exploração do lítio em Portugal, que ficou evidenciado na reunião que manteve com a Grupo pela Preservação da Serra da Argemela.