Mestrado Integrado em Arquitetura recebe acreditação máxima

O Mestrado Integrado em Arquitetura (MIA) da Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu acreditação máxima pela entidade que verifica a qualidade dos cursos superiores nacionais. A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior concluiu que esta formação, que integra a Faculdade de Engenharia, está validada para os próximos seis anos, o período mais longo permitido pela legislação. Esta decisão resulta da “qualidade dos docentes, estruturas afetas à formação e elevada procura dos alunos”, refere a UBI, em nota de imprensa.

A acreditação “representa, ao mais alto nível, um reconhecimento externo do esforço de melhoria gradual e coerente do ciclo de estudos, empreendido ao longo dos anos por todos os agentes envolvidos no processo”, salienta João Paulo Delgado. O diretor do curso destaca ainda que “é especialmente importante num momento em que a Arquitetura da UBI se consolida, não só através da recente creditação do 3.º Ciclo/Doutoramento, como também através da criação de um núcleo de investigação, o polo CIAUD/UBI”.

Entre os aspetos mais salientados pelo relatório da Comissão de Avaliação Externa (CAE) destacam-se a adequação do Mestrado Integrado à Diretiva Europeia 2005/36/CE, circunstância que permite a inserção plena dos graduados no mercado de trabalho internacional. Também relevante para a CAE foi a elevada procura do ciclo de estudos, a qual se tem mantido consistente ao longo dos últimos cinco anos, com um valor médio de candidaturas que é, aproximadamente, três vezes superior ao número de admissões. Foi ainda valorizada a diversidade da proveniência dos estudantes, com uma percentagem significativa (cerca de 25%) de origem em países estrangeiros, e destacou o esforço que o curso empreendeu no sentido de promover o trabalho dos estudantes e de os envolver em atividades externas, o que fica bem patente na continuada presença em prémios, júris e atividades de desenvolvimento regional e de natureza cultural. Quanto ao corpo docente, a CAE “não ficou indiferente ao evidente esforço que a UBI tem desenvolvido para o reforço e a diversificação do mesmo, na área especializada da Arquitetura”.

A CAE destacou ainda a qualidade das instalações, nomeadamente a disponibilização quase generalizada de uma sala de projeto por cada turma, bem como do acesso à biblioteca ao longo das 24 horas do dia.