Parkurbis Lab: Investimento de 350 mil euros cria laboratório de prototipagem

Estão em fase de conclusão as obras do futuro laboratório de prototipagem a instalar do Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, Parkurbis. A estrutura, inovadora na zona centro, representa um investimento de 350 mil euros, financiados a 85% por fundos comunitários da CCDRC, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

O projeto foi desenvolvido pela Altice Labs em colaboração com a UBI e o Parkurbis. Nuno Garcia docente da UBI, que apresentou o projeto esta terça-feira à Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, explica que este pretende ser um “centro de prototipagem, para todo o tipo de estruturas, mais ou menos complexas”, tendo equipamentos “que não existem na região”, o que irá permitir que “as empresas e os estudantes usufruam de instalações laboratoriais inovadoras, que juntam várias áreas transversais do conhecimento como a eletrónica, a informática e a mecânica e que irá alavancar o desenvolvimento de novas soluções”, explica.


O representante da UBI no projeto explica que “este vai ser uma mais-valia para as empresas” e também para a UBI, uma vez que alguns dos seus alunos “poderão construir os protótipos dos seus projetos no laboratório”.

“Há muitos projetos de final de licenciatura e de mestrado da UBI, que são eminentemente práticos, que são desenvolvidos nos laboratórios da UBI, que não têm as capacidades que ficarão instalados no Parkurbis”, diz Nuno Garcia. O responsável tem esperança que também as empresas que estão na região aproveitem “estas componentes de experimentação para melhorar os seus próprios produtos”.

O laboratório pretende ser “algo de novo, que venha resolver os problemas das empresas da região, que elas teriam que resolver noutro sítio que não aqui”, destacou. O laboratório terá ainda um espaço de cowork e um espaço de living lab empresarial.

Os equipamentos, para o espaço de 500 metros quadrados no rés-do-chão do edifício do Parkurbis, estão em vias de aquisição, não havendo ainda data para a sua abertura.