Recolha e valorização de óleos usados duplica na região. Em 2021 chegou-se às 25 toneladas

A ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior recolheu, em 2021, em 14 municípios da Beira Interior, mais de 25 toneladas de óleos alimentares usados.

Em comunicado, a agência, que tem sede em Belmonte, especifica que nos 211 postos de recolha instalados em Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso, foram recolhidas e valorizadas mais de 25 toneladas de óleos alimentares usados, o que representa um “acréscimo significativo” face a 2020, quando foram recolhidas 10 toneladas.


O processo de recolha e valorização de óleos alimentares usados foi iniciado em 2010 e o número de oleões tem vindo a aumentar desde então.

A ENERAREA explica que estes equipamentos têm “um sistema de sensores que permite a monitorização das quantidades depositadas, em tempo real, o que traz grandes benefícios no processo de recolha, evitando que haja oleões completamente cheios e evitando deslocações desnecessárias durante o processo de recolha”.

Carlos Santos, na nota de imprensa, apela à colaboração de todos os cidadãos da região para que o “projeto continue a dar frutos, cresça e seja um bom exemplo de comportamento ambientalmente responsável”, vincando que esta é uma “medida de preservação ambiental que retira um dos maiores contaminantes das linhas de água, pois um litro de óleo tem o poder de contaminar um milhão de litros de água”.