Mais de 60 associações do concelho recebem Contratos-Programa da CMC

A Câmara Municipal da Covilhã entregou, este sábado, os Contratos-Programa do Associativismo 2022 a mais de 60 associações do concelho da Covilhã.

“É um orgulho muito grande poder estar aqui a encerrar este momento e poder ver esta sala cheia” começou por dizer, na sua intervenção, o vereador com o pelouro do associativismo na Câmara Municipal da Covilhã, José Miguel Oliveira.


O vereador destaca a forte adesão do movimento associativo e vinca que “em 2018, quando iniciamos esta caminhada de elaboração de um regulamento para os apoios do município, não pensávamos que íamos chegar a este ponto”, revelando que, neste momento, a taxa de execução se encontra nos 80%.  

Segundo o mesmo, para 2022 foram apresentadas 82 candidaturas para apoio à atividade regular e 68 para aquisição de equipamentos.

O vereador explica que a CMC entendeu que “não fazia sentido ficar sem linha de apoio a entidades supraconcelhias”, sendo que, agora, esta “terá dotação orçamental, mas não existe período de abertura e encerramento”.

Já os contratos-programa entregues realçam a “clausula de obrigatoriedade de as associações se inscreverem na plataforma de associativismo que permite estreitar laços e ligações”. “A plataforma ainda esta aquém do que gostaríamos, mas precisamos da vossa ajuda para a tornar num meio de envio de comunicação”, disse.

Nesta cerimónia, João Marques, presidente da direção da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), apresentou a “Academia de Formação – Associativismo a Tecer o Futuro”.

Trata-se de um projeto que nasce de uma parceria entre a CMC e a AECBP e pretende “capacitar e tornar mais profissional” o movimento associativo no concelho.

“Em termos do processo de formação, foi elaborado um conjunto de ações que vai ser proposto e que pode ser utilizado por todos os dirigentes associativos. O que se pretende é transferência do conhecimento, uma vez que permite, além de ganhar novos conhecimentos, consolidar e atualizar os que já temos” referiu João Marques.

O programa de formação será composto por um conjunto de Unidades de Formação de Curta Duração, de várias áreas, e é financiado no âmbito do Portugal 2020, através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).

Os destinatários são ativos empregados com habilitações mínimas 6º ou 9º ano e desempregados inscritos no IEFP, há menos de 12 meses, com habilitações superiores ao 12º ano. Ainda assim, João Marques garante que haverá uma solução para que não reúna estas condições, para que também possa assistir.

Esta é uma formação pós-laboral sendo que é atribuído aos participantes subsídio de alimentação e transporte e certificado de formação.

As áreas de formação são várias como, por exemplo, medidas de autoproteção, gestão, marketing e publicidade, secretariado, entre outras.

Nesta cerimónia, receberam os Contratos-Programa as seguintes associações: Academia Sénior da Covilhã, ADE Teixo, Agrupamentos 1222, 1304 e 607 do Corpo Nacional de Escutas, Artmus – Associação Recreativa Tuna-Mus, Associação Cultural Desertuna, Associação Cultural Desportiva Paulense – Banda do Paul, Associação de Diabéticos da Serra da Estrela, Associação de Matraquilhos e Futebol de Mesa do Distrito de Castelo Branco, Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB/JI Boidobra, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento Frei Heitor Pinto, Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Covilhã, Associação Desportiva e Cultural de Orjais, Associação do Bairro do Cabeço, Associação Paul Cultural Desportivo, Associação Portuguesa de Deficientes – Delegação de Castelo Branco, Associação Recreativa Musical Covilhanense – Banda da Covilhã, Associação Sociocultural Rancho Folclórico da Borralheira, Carvalhense Futebol Clube, Casa do Benfica na Covilhã, CCD Amigos Vila de Mouros, CCD Arsenal Futebol Clube da Covilhã, CCD Estrêla do Zêzere, CCD Leões da Floresta, CCD Oriental de São Martinho, CISMA – Associação Cultural, Clube de Campismo e Caravanismo da Covilhã, CDC – Clube Desportivo da Covilhã, Clube União da Covilhã, Confratruta Associação, Confraria da Cherovia e Panela no Forno, Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã, Corpo Nacional de Escutas – Junta Regional da Guarda, CPT Pinhos Mansos, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Covilhã, Estrela Campo de Aviação Futebol Clube, Filarmónica Recreativa Carvalhense, Filarmónica Recreativa Cortense, Filarmónica Recreativa Eradense, Grupo Educação e Recreio Campos Melo, Ginásio Clube da Covilhã, Grande Roda – Associação Desportiva, Cultural e de Lazer do Teixoso, Grupo de Danças e Cantares do Paul, Grupo Desportivo Águias do Canhoso, Grupo Desportivo de Animação Cultural da Bouça, Grupo Desportivo e Recreativo Sarzedense, Grupo Desportivo Teixosense, Grupo Humanitário de Dadores de Sangue da Covilhã, Grupo de Instrução e Recreio do Rodrigo, Grupo Recreativo Refugiense, Grupo Recreativo Vitória de S. António, Instinto – Associação Protetora de Animais da Covilhã, LAPA – Liga dos Amigos dos Penedos Altos, Motoclube da Covilhã – Lobos da Neve, New Hand Lab – Associação Cultural, Núcleo da Covilhã da Liga dos Combatentes, Núcleo do Futebol Clube do Porto – Dragões da Covilhã, Núcleo do Sporting Clube de Portugal da Covilhã, Penhassol – Associação dos Amigos das Penhas da Saúde, Pentaclube da Covilhã, Rancho Folclórico da Boidobra, Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio e Sport Lisboa Águias do Dominguizo.