Covilhã Cidade Criativa da Unesco eternizada em postal e selo dos CTT

O Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã foi hoje palco de um momento que eterniza a Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO na área do Design. Trata-se da oficialização de um Inteiro Postal dos CTT (postal já com selo integrado) que recebeu o “carimbo de primeiro dia”.

Uma edição limitada de um bilhete-postal que, a partir de hoje, pode ser adquirido em qualquer loja dos CTT e cuja versão carimbada e assinada por diversas entidades, entre elas o presidente da Câmara Municipal da Covilhã e a autora da imagem, Ana Paula Almeida, entre outros, ficará em exposição no Museu dos CTT.


Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura na autarquia, explicou que a Câmara Municipal da Covilhã lançou um desafio aos CTT, em novembro de 2021, poucos dias depois de ter sido oficializada a Covilhã como Cidade Criativa, e ficou surpreendida com o resultado que não esperava.

Afirma que é mais um “momento simbólico” num conjunto de atividades “que vão ficar para além de cada um de nós, do executivo camarário e da equipa da candidatura, para além das entidades e personalidades”, vincou a autarca na sua intervenção.

Cidália Capitão, diretora comercial dos CTT, explica que anualmente “escolhem emissões de selos e postais para comemorar eventos extraordinários no país” e ser “uma cidade Criativa da UNESCO é extraordinário”, disse.

Explica que o propósito é evocar “personalidades, criações, eventos e efemérides que fazem parte do ser cultura e património” e “não era possível esquecer a atribuição deste galardão à cidade da Covilhã”, sublinhou.

O postal, que hoje foi assinado por diversas entidades, ficará exposto no Museu Postal dos CTT, onde existem “inteiros postais com centenas de anos e queremos acreditar, que daqui a algumas centenas de anos, alguém com raízes na Covilhã que visite o museu se vai identificar com ele”, explicou a responsável.

Para Vítor Pereira esta iniciativa reveste-se da maior importância, não só pelo seu simbolismo, mas também porque reflete mais uma importante atividade no âmbito da criatividade e do design.

“Ser Cidade Criativa é uma conquista que tem que se manter” reforçou o autarca, alertando “que se atingiu esse patamar, mas tem que se manter. É um valor que já nos foi reconhecido, mas que tem que se manter e todos somos importantes para o conseguir”, reforçou.

De resto considera que ter um postal carimbado e assinado “à boa maneira antiga” é “um regresso ao passado”, tal como o é falar do título “Covilhã Cidade Criativa” porque “só temos muitas e boas razões para nos orgulhar do nosso passado, do nosso ADN, que é indissociável dos têxteis e do design. Daí dizermos que somos Cidade Criativa “avant la lettre“, antes de o ser já o éramos”, disse o presidente.

Dizer que esta apresentação foi também uma forma de celebrar o “dia internacional do design gráfico” que hoje se assinala. No postal está retratada parte de uma obra de Ana Paula Almeida, uma das artistas residentes do New Hand Lab.