Covilhã: Junho é mês de celebrar “A criança e o ambiente”

Com o mote “A criança e o Ambiente” a Câmara Municipal da Covilhã vai celebrar junho, mês da criança, com iniciativas direcionadas ao público infantil, com eventos a terem lugar na Biblioteca Municipal e outros on-line, foi hoje anunciado em conferência de imprensa.

O objetivo é “mudar consciências para promover a sustentabilidade”, sublinhou Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da educação no Município, vincando que com a iniciativa pretendem chegar “a todas as turmas, todas as escolas, todas as crianças do ensino público e privado” que são mais de duas mil. No ensino público esperam 447 crianças do pré-escolar e 1.231 do primeiro ciclo do ensino básico. Do privado serão cerca de 485 crianças do pré-escolar e 72 do primeiro ciclo, destacou a autarca.


O programa começa dia 1, dia mundial da criança, com um espetáculo on-line que conta com a participação da atriz Joana Poejo e do músico José Araújo.

“Pretende-se abrir o mês com um conteúdo que possa chegar a todas as crianças do concelho, nomeadamente do ensino pré-escolar e primeiro ciclo”, explicou a autarca, sublinhando que todas as iniciativas têm o denominador comum da preocupação ambiental.

Para celebrar junho como o mês da criança, foi também lançado o desafio ao artista plástico Luís da Cruz para criar “uma instalação em que vai destacar os animais em vias do extinção, denominada “SOS Biodiversidade”, será inaugurada dia 2, na Biblioteca Municipal e envolverá mais de duas mil crianças do concelho, explicou ainda Regina Gouveia.

Será criado “um zoo”, com os animais criados por cada escola. Os animais serão construídos usando materiais reciclados, uma forma de os mais novos perceberem que “estarão a reduzir o lixo e a aprender sobre esses animais”, sublinhou a responsável, esperando que haja, pelo menos, um animal de cada escola, sendo que algumas poderão fazê-lo por nível de ensino, por turma ou por grupo, não havendo um limite.

Dizer que tanto a vereadora como o artista irão “a todas as escolas, já a partir da próxima semana, com um exemplo de animal para inspirar e orientar as crianças”, levando ao mesmo tempo a inscrição para que todos possam participar. Regina Gouveia recorda que ano passado o programa se estendeu até ao fim de julho, tal foi o entusiasmo dos mais novos.

Ao longo do mês será também dinamizada a iniciativa “Novelo de Estórias”, terão lugar “Oficinas no espaço C3D” e será oferecido a todas as escolas o jogo pedagógico “Missão Salvar a Terra”.

Para além destas iniciativas destaque ainda para dia 2 de junho, em que terá lugar mais uma atividade on-line, da responsabilidade da Associação Natureza Portugal, em que se abordará “A vida selvagem e as suas ameaças”.

No dia 7 terá lugar uma comunicação com partilha de experiências sobre “Eco-escolas: Agir desde pequeno”, que conta com a intervenção da diretora técnico-pedagógica da associação ABAE e coordenadora do programa “Bandeira Verde”