Tecnológica nacional com instalações no Fundão cria parceria para “conquistar o setor de saúde mundial”

Verticare Systems é um inovador projeto orientado para a área da saúde, criado por duas das empresas tecnológicas nacionais. O Grupo RIT, com instalações no Fundão e a B-Simple, que tem as suas soluções implementadas num vasto conjunto de hospitais em toda a Península Ibérica, foi anunciado em Nota de Imprensa.

Segundo o documento, “através de uma aliança empresarial, o Grupo RIT e a B-Simple, juntam-se com o propósito de acelerar a digitalização do setor da saúde mundial”.


Destacam que a nova empresa, totalmente de capitais nacionais, “será responsável pela entrega de soluções hospitalares, bem como, pelo desenvolvimento de soluções digitais adaptadas à digitalização dos cuidados de saúde e serviços por todo o mundo”.

“Os novos produtos e soluções irão reformular o futuro dos cuidados de saúde e transformar verdadeiramente a forma como as instituições de saúde e os profissionais fazem os seus negócios todos os dias”, é ainda referido no documento enviado à nossa redação.

Telmo Fonseca (CEO da B-Simple) e Adérito Ferreira (CEO do Grupo RIT e da Readiness IT) são os grandes mentores deste projeto.

“Tínhamos como objetivo crescer para novos mercados. Em Portugal e Espanha, as principais instituições de saúde já são nossos clientes e confiam diariamente nas nossas soluções, dar escala aos nossos produtos e visão,” refere Telmo Fonseca citado na nota de Imprensa. Vinca que, atualmente, mais de 300.000 pacientes são cuidados diariamente com a ajuda das soluções da empresa, e no futuro próximo pretende chegar aos 500.000.

Adérito Ferreira no mesmo documento afirma que “o Grupo RIT tem bem definida a sua estratégia de diversificação de indústrias, e o setor da saúde seria a prioridade. Até porque, estima-se que em 2030, 80% das iterações entre médico e paciente ocorrerão por canais digitais, sendo a indústria em que as Telecomunicações estão mais focadas em contribuir.”

Ainda sobre a criação desta nova parceria, acrescenta que “tínhamos já efetuado alguns projetos com empresas do setor, e percebemos rapidamente que é o setor que mais beneficiará da aceleração da transformação digital dos seus processos, com benefícios muito elevados, quer para as instituições, quer para os pacientes. Fazia todo o sentido para nós este projeto.”

A Verticare Systems vai dedicar-se na transformação digital de instituições de saúde e na venda e integração de soluções digitais para o setor.

Segundo explicam os responsáveis a Verticare está já a receber os primeiros contactos de empresas de todo o mundo. “Estivemos recentemente na América Latina em reuniões com potenciais clientes e para projetos muito grandes. Se os conseguirmos fechar, serão excelentes notícias para todos nós,” vinca Telmo Fonseca, acrescentando, que “já estabelecemos contatos com instituições nacionais, de Espanha, Alemanha, entre outros países, e isto é ainda só o início.”

Com a evolução desta parceria, o Grupo RIT planeia abrir novas oportunidades de contratação em breve para novos especialistas tecnológicos formados na zona da Beira Interior.

Recordar que o Grupo RIT, com instalações localizadas no Fundão, onde funciona o seu centro de formação System Ninjas, é um grupo de empresas tecnológicas, já reconhecidas mundialmente pelos seus projetos de transformação digital, desenvolvimento de software e low-code, serviços cloud, assim como múltiplas tecnologias de mercado global. Este Grupo conta já com mais de 200 colaboradores a trabalhar nas suas instalações no Fundão.

A B-Simple é já uma referência nacional no setor da saúde, com as suas soluções implementadas num vasto conjunto de hospitais em toda a Península Ibérica.