Instinto: Associação pode tomar posse das instalações do Centro de Recolha e Acolhimento Animal

A associação de proteção de animais Instinto já pode tomar posse das instalações do Centro de Recolha Animal, no Parque Industrial do Tortosendo. O contrato de comodato, entre a Câmara Municipal e a Associação, foi aprovado na reunião do executivo na última sexta-feira.

No final, em declarações aos jornalistas, o presidente da câmara, Vítor Pereira, recorda que para estas instalações a Câmara Municipal foi “substancialmente” além do que estava previsto no Orçamento Participativo, conseguindo-se “instalações condignas e numa boa localização”. Frisa que a Associação e Câmara Municipal se “sentaram à mesa e a Associação aceitou gerir a infraestrutura”.


“Vai ser gerida por quem se candidatou e tem essa vocação”, explicou, mostrando a certeza que o acordo “vai funcionar bem”.

Quanto a apoios, frisa que “a Câmara disponibilizou todo o edificado”, e a Associação “pode, tal como todas as associações, recorrer a apoios ao abrigo do regulamento de apoio ao associativismo”, disse.

Recordar que este Centro de Recolha e Acolhimento Animal esteve inicialmente previsto para a Quinta dos Caldeirões, junto ao Conservatório de Musica da Covilhã, mas, por se chegar à conclusão que não seria o local ideal foi transferido para a Parque Industrial do Tortosendo.

A sua construção resulta do Orçamento Participativo da Covilhã, que a Instinto venceu com este projeto, com uma verba de 60 mil euros.

A autarquia explica que para além desse montante investiu mais cerca de 70 mil na sua construção, chegando ao total de 130 mil euros, não incluindo o valor do terreno, o que elevará o investimento para os 200 mil euros.