Federação de Desportos de Inverno de Portugal comemora 30º aniversário

Realizou-se, no passado dia 15 de maio, o almoço comemorativo dos 30 anos da Federação de Desportos de Inverno (FDI) de Portugal. Neste evento, que decorreu na Pousada de Juventude da Serra da Estrela, foram homenageados os fundadores e os antigos Presidentes da FDI-Portugal.

Em dia de aniversário foi também recordada a história desta Federação.


“A 15 de maio de 1992 foi fundada na Covilhã, através de escritura pública, a Federação Portuguesa de Esqui sendo os seus sócios fundadores o Clube Desportivo da Covilhã, Clube Nacional de Montanhismo, o Ski Clube de Portugal, José Rodrigues, José Flávio Martins, Fernando Jorge dos Santos, Manuel Sá Lima, Arménio Matias, João Lanzinha, Vítor Pinho, Manuel Machado, José Hermínio de Almeida Matos, Carlos Pinto, Alfredo Pinto da Silva, Carlos Leitão, Henrique Assis e José Pinho. Para presidir à recém-formada federação foi escolhido um dos mais prestigiados esquiadores portugueses e várias vezes campeão nacional, Luís Filipe Saraiva”, explicita a aniversariante, em nota de imprensa.

O ano de 2008 ficou marcado pela alteração da denominação da Federação Portuguesa de Esqui para Federação de Desportos de Inverno de Portugal, decisão tomada por unanimidade em Assembleia Geral, de forma a acolher a tutela de todos os desportos de inverno.

No presente ano, a FDI-Portugal tutela e desenvolve as seguintes modalidades: Esqui Alpino, Esqui de Fundo, Esqui Freestyle, Snowboard, Curling, Hóquei no Gelo, Bobsleigh, Skeleton, Luge, Patinagem Artística e Patinagem de Velocidade no Gelo.