Oleiros e Águias do Moradal falham licenciamento. Alcains sobe administrativamente

Segundo a lista divulgada ontem, dia 20 de junho, pela Federação Portuguesa de Futebol, o ARC Oleiros e o Águias do Moradal, não obtiveram licenciamento por parte da FPF, para participarem no Campeonato de Portugal, na próxima temporada. Ambos os clubes do concelho de Oleiros vêm-se assim privados de disputar as competições nacionais na próxima época, devendo competir no campeonato distrital.

O Alcains, 2º classificado em 2021/2022 da Liga “Churrasqueira da Quinta”, o principal escalão amador da AFCB, conseguiu licenciamento e irá ocupar a vaga do campeão Águias do Moradal no quarto escalão do futebol nacional.


O regulamento de licenciamento da FPF define vários requisitos que os clube devem cumprir para participar em cada competição organizada pelo organismo, por exemplo em termos financeiros e de infraestruturas, exigindo igualmente que os clubes tenham várias equipas nos escalões de formação, o que em territórios despovoados do interior, como Oleiros, é uma dificuldade acrescida.

Recordar que em 2022/2023, da Beira Interior, competirão nos campeonatos nacionais 5 equipas, menos duas que na época anterior: Sporting da Covilhã (2ª Liga) e Guarda Desportiva, Alcains, Benfica C. Branco e Sertanense (os quatro no Campeonato de Portugal). Desceram aos escalões inferiores CD Gouveia, Idanhense e Vitória de Sernache (desportivamente) e ARC Oleiros (administrativamente).