Sporting da Covilhã atribui emblema de ouro a Tarantini

O presidente da direção do Sporting Clube da Covilhã (SCC), José Mendes, anunciou ontem, em assembleia geral do clube, a atribuição do emblema de ouro ao ex-jogador Tarantini, que iniciou a carreira profissional no clube e fez história no futebol português, ao tornar-se, esta terça-feira, no primeiro atleta profissional da modalidade, em Portugal, a concluir o doutoramento.

A decisão de presentear o ex-jogador foi tomada no mesmo dia em que concluiu o doutoramento. “É uma honra e um prazer oferecemos o emblema de ouro no momento em que obténs o teu doutoramento”, lê-se na mensagem que acompanhou a oferta.


“É um singelo presente mas que representa a elevada admiração, estima e consideração do Clube pela tua árdua capacidade de trabalho, pelo esforço, dedicação e profissionalismo que sempre demonstraste ao longo da tua carreira e que é agora abrilhantada com o mais elevado grau académico, ao alcance de poucos. Estamos certos que és e serás um exemplo a seguir, especialmente para os jovens e para as novas gerações de atletas”, refere, ainda, o SCC.

O antigo médio, de 38 anos, viu a sua tese, com o tema “O perfil atlético dos jogadores de futebol portugueses nos últimos 50 anos”, apresentada na Universidade da Beira Interior, ser aprovada por unanimidade, por um painel de seis docentes.

Depois de ter feito a formação base no Amarante Futebol Clube até ao primeiro ano de júnior, Tarantini iniciou o seu “sonho” no Sporting da Covilhã, onde jogou entre 2001 e 2006, tendo passado também pelo Gondomar Sport Clube, Portimonense Sporting Clube e Rio Ave Futebol Clube. Após terminar a carreira, em 2021, assumiu o cargo de treinador-adjunto da equipa do Famalicão, da I Liga.