Covilhã: Assembleia Municipal aprova 13 votos de louvor e 3 de pesar

A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou, por unanimidade, 13 votos de louvor e 3 de pesar, na reunião desta segunda feira.

Em termos individuais foi reconhecido o louvor a Elisa Pinheiro, antiga diretora do Museu de Lanifícios da Covilhã e que, recentemente, ganhou o prémio de personalidade do ano em museologia da Associação Portuguesa de Museologia. O voto foi proposto por Sandra Ferreira, presidente de junta de freguesia de Sobral de S. Miguel e coordenadora do Museu da Covilhã, e subscrito pelo Grupo Municipal do PS.


Também ao atleta da APPACDM Covilhã João Carlos Bastos, que em Malta, nos Jogos Internacionais do Special Olympics, venceu uma medalha de ouro nos 100 metros livres em natação, e outra de prata em 50 metros livres. O voto foi proposto pelo PS.

A Henriqueta Forte, Autoridade de Saúde Pública do ACES Cova da Beira que, recentemente se reformou, foi reconhecido o trabalho desenvolvido num período particularmente difícil de pandemia. O voto foi proposto pelos grupos do PSD e CDS.

Ao presidente da União de Freguesias do Peso e Vales do Rio, Rui Amaro, e à presidente da Junta de Freguesia de Peraboa, Cristina Barata pela sua eleição para a direção da delegação distrital da Associação Nacional de Freguesias, ANAFRE. A proposta partiu dos grupos municipais do PSD e CDS.

Foi ainda aprovado um voto de louvor ao ex-jogador de futebol profissional Tarantini, que recentemente concluiu o doutoramento na UBI, pelo exemplo, em especial aos mais jovens. A proposta foi do Grupo Municipal do PS.

Em termos coletivos o PS propôs louvor à Associação Académica da UBI (AAUBI), nomeadamente à sua equipa de futsal pela revalidação do título nacional universitário, às 3 empresas “Gazela” do concelho – WD Retail, HPRD e a Mepisurfaces – pelo que representam na economia do concelho.

O PSD e CDS propuseram louvor ao Museu da Covilhã, pela conquista de prémio de Museu do Ano, em particular à coordenadora Sandra Ferreira e equipa, e ao Wool – Festival de Arte Urbana da Covilhã, nomeadamente aos seus proponentes Pedro e Lara Seixo Rodrigues e Elisabete Carceller, por trazer à Covilhã o melhor da arte urbana em termos nacionais e internacionais.

A Junta de Freguesia do Tortosendo propôs ainda um voto de louvor ao Unidos do Tortosendo, pela organização, em conjunto com a Associação de Basquetebol de Castelo Branco da final four da modalidade no Tortosendo e pelo terceiro lugar conquistado pela equipa.

A assembleia aprovou ainda, por unanimidade, 3 votos de pesar. Por proposta de todas as bancadas, esteve a votação um voto de pesar pelo recente falecimento de João Lanzinha. Tinha 88 anos, foi jogador, treinador e dirigente do Sporting Clube da Covilhã.

Por proposta do PS e União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, foi também aprovado por unanimidade um voto de pesar pela morte, aos 79 anos, de António Riço. Foi operário fabril, delegado sindical e combatente antifascista e escreveu textos de intervenção e luta, em jornais e revistas locais (mesmo antes do 25 de abril de 1974), sendo ainda diretor editorial da revista Florinda.

Por posposta da União de Freguesias da Covilhã e Canhoso foi aprovado um voto de pesar pelo falecimento de Ana Paula Carvalho.