Marchas Cidade da Covilhã: Milhares saíram à rua para aplaudir alegria e brilho dos marchantes

O desfile das Marchas Cidade da Covilhã nesta edição de 2022 era aguardado com muitas expectativas, após dois anos de paragem devido à pandemia e, segundo as opiniões deixadas na emissão em direto da Rádio Clube da Covilhã, a alegria, brilho e cor dos miúdos e graúdos que desfilaram, ultrapassou em muito o que se esperava.

O público aplaudiu, divertiu-se e deliciou-se com as seis marchas participantes que levaram às ruas, durante o desfile entre o Campo das Festas e a Praça do Município onde se apresentaram em breve coreografia, o resultado de meses de preparação.


À RCC, os responsáveis pelos vários grupos foram unanimes ao realçar a felicidade dos marchantes e o convívio que se vive no seio das marchas durante os ensaios, que reforçam os laços de comunidade.

As maiores dificuldades prendem-se com orçamentos, frisando que face ao constante aumento dos preços “foi difícil gerir a verba”, havendo por isso “muitas derrapagens”. Alguns grupos frisam também a dificuldade em encontrar marchantes, em especial do sexo masculino.

Dificuldades que todos souberam ultrapassar e o resultado final foi uma apresentação de “alto nível”, sublinhou no final o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, vincando que “a alegria das pessoas, neste regresso à normalidade, é o que se pretendia com o evento, que proporciona o encontro das pessoas, o convívio e a enchente nas ruas é disso demonstrativo”, disse.

“Esta moldura humana e o número de pessoas na rua é demonstrativo que as marchas são uma manifestação popular que só tem paralelo com os grandes eventos desportivos”, disse.

O autarca sustenta que é objetivo do município aumentar o número de marchas participantes e mostrou-se disponível para, se for necessário face à inflação, aumentar o apoio aos grupos participantes, que este ano foi de 4 mil euros por cada marcha.

Quanto ao regresso do evento ao Municipal Santos Pinto, que todos os anos é sublinhado pelos coorganizadores, o Grupo Desportivo da Mata, o presidente da Câmara frisa que “é difícil devido às exigências atuais da Federação e da Liga de Futebol face às condições de relvado para os jogos do Sporting da Covilhã”.

No próximo sábado, dia 25, espera-se lotação esgotada no Complexo Desportivo da Covilhã na noite em que as seis marchas participantes vão mostrar a sua coreografia.

Recordar que participam nas Marchas Populares Cidade da Covilhã, por ordem de apresentação, o Grupo Desportivo Águias do Canhoso com o tema “ A Hora do Chá”; Oriental de S. Martinho com o tema “Num cenário de ternura, uma marcha de sonho”; Junta de Freguesia do Tortosendo com o tema “Marcha do Tortosendo”; Académico dos Penedos Altos com o tema “tesouros de Portugal”; Grupo Recreativo Vitória de Santo António com o tema “Arco-Íris” e o Grupo Desportivo da Mata com o tema “Dos lanifícios à universidade”.