Marchas Cidade da Covilhã: Seis grupos com temas que vão de “tesouros” a “arco-íris”

As Marchas Populares Cidade da Covilhã 2022 vão desfilar na cidade, no tradicional percurso entre o Campo das Festas e o Pelourinho, no sábado. No dia 25 apresentam-se no Complexo Desportivo.

Este ano são seis as marchas que prometem “cor e muita animação” nos dois dias do evento, em que se esperam “milhares a assistir nas ruas e no Complexo”, local onde as marchas irão apresentar as coreografias que prepararam para este ano.


A primeira marcha a desfilar será o Grupo Desportivo Águias do Canhoso e irá presentear os assistentes com “A hora do Chá”, tema escolhido para este ano. Esta é a 5ª participação consecutiva nas Marchas Populares Cidade da Covilhã desta coletividade.

Em segundo lugar desfila o Oriental de São Martinho, uma marcha veterana, que preparou para este ano o tema “Num cenário de ternura, uma marcha de sonho”.

Em terceiro lugar surge no desfile a Junta de Freguesia do Tortosendo, estreante nas Marchas Populares Cidade da Covilhã. Uma marcha que pretende homenagear a sua terra, trazendo o tema “A marcha do Tortosendo”.

O Académico dos Penedos Altos é a quarta marcha a apresentar-se ao público. Uma coletividade que já há alguns anos se apresenta a marchar. As Marchas Populares são, aliás, uma das apostas da direção da coletividade no programa de atividades para cada ano. O tema escolhido para a marcha de 2022 é “Tesouros de Portugal”.

O Grupo Recreativo Vitória de Santo António é a quinta marcha no desfile e na apresentação da coreografia. Este ano apresenta o tema “Covilhã, Cidade Arco-Íris”, vislumbrando-se uma desfile cheio de cor.

A encerrar o desfile surge o Grupo Desportivo da Mata, assim ditou o sorteio. Grupo que coorganiza o evento junto com a Câmara Municipal da Covilhã. É mais uma das marchas veteranas e que para 2022 escolheu o tema “Dos Lanifícios à Universidade”

Todos os restantes pormenores estão no “segredo dos deuses”, reservando-se as surpresas para o primeiro dia de apresentação, em que os marchas, com arcos, música e trajes sempre coloridos, desfilam nas ruas da cidade e apresentam uma breve coreografia na Praça do Município.

No dia 25, para além da música e canto, os olhos estarão postos nas coreografias a apresentar no Complexo Desportivo. Nos dois dias o espetáculo tem início marcado para as 21:30

As marchas representam um investimento de 50 mil euros da Câmara da Covilhã, “um valor que será distribuído entre os grupos participantes e a logística da organização”, frisa a CMC em nota de imprensa.