Guardiões da Serra da Estrela recolhem donativos para pastores afetados pelo incêndio

A associação Guardiões da Serra da Estrela está a realizar uma recolha de donativos para apoiar os pastores da Serra da Estrela afetados pelos incêndios deste verão, nomeadamente o que lavra na Serra da Estrela.

Os pastores “são gestores do território por excelência e os poucos que persistem na sua atividade devem ser apoiados por todos nós pelos importantes serviços de ecossistema que prestam”, afirma a organização, destacando que “neste momento difícil, precisam ainda mais da nossa ajuda”.


Segundo a nota divulgada, o que é mais necessário são fardos de palha com grão, ração (maioritariamente para ovinos e caprinos), ração para gestantes, lactantes e crias, depósitos de água, tubagens, comedouros e bebedouros. Aceitam-se ainda donativos monetários para adquirir os alimentos necessários e os fazerem chegar aos pastores.

“Todos os apoios recebidos e entregues serão publicados em tabela própria no nosso website, respeitando a privacidade dos dadores e recetores mas garantindo total transparência na sua aplicação”, pode ler-se na mesma nota.

Os interessados podem entrar em contacto com a associação através das suas redes sociais ou através do email guardioesse@gmail.com, especificando como se disponibilizam para ajudar.