José Serra dos Reis: “Temos esperança que no dia de hoje o incêndio fique dominado”

Apesar da preocupação ainda presente em relação ao incêndio que deflagrou, na madrugada de sábado, na Vila do Carvalho, os reforços e as condições climatéricas durante a noite passada vieram favorecer o combate, frisa José Armando Serra dos Reis, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Covilhã e vereador da Proteção Civil do município, em declarações à RCC.

“Felizmente, durante a noite o combate evoluiu positivamente e, neste momento, embora não o consideremos ainda extinto, estamos convictos e com esperança que durante o dia de hoje, não ficando extinto, pelo menos vamos dá-lo como dominado”, acrescenta.


O incêndio que foi evoluindo no domingo, apesar de ter sido “quase dado como extinto”, houve frentes que se reacenderam, sobretudo devido aos ventos intensos, nomeadamente na zona de Penhas da Saúde e Verdelhos.

“Todos os meios foram concentrados nessas duas frentes, primeiro extinguimos a frente de Penhas da Saúde, mas entretanto fatores climatéricos e também a dificuldade de acesso a zonas de montanhas, como é o caso de Verdelhos, dificultaram o combate, não obstante os meios no terreno serem muitos”, afirma Serra dos Reis.

Segundo a página oficial da Proteção Civil, no local estão, a esta hora (11:30), 622 operacionais, auxiliados por 196 viaturas e dez meios aéreos.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, a EN 338 foi reaberta ao trânsito, “mas apenas para a circulação de veículos ligeiros”, e não há habitações em perigo.

Fotografia de arquivo