Reunião sobre apoios às populações afetadas pelo incêndio realiza-se hoje em Verdelhos

Na sequência do incêndio que se iniciou na madrugada do passado sábado na Vila do Carvalho e “considerando a fase atual do incêndio no território do concelho da Covilhã, a Comissão Municipal de Proteção Civil, reuniu extraordinariamente ontem, 11 de agosto, para aprovar um conjunto de medidas de apoio imediato e de curto/médio prazo às populações afetadas por este incêndio”, pode ler-se em nota de imprensa enviada à RCC.

Uma das medidas é a reunião com as populações afetadas pelo incêndio, que terá lugar hoje, pelas 21h30, no salão multiusos de Verdelhos.


Segundo o mesmo documento, as medidas de apoio imediatas passam pela criação de uma Comissão de Acompanhamento e Apoio às populações, composta pela Câmara Municipal, pela Junta de Freguesia e pelos Baldios de Verdelhos, para identificação de necessidades e monitorização de todas as medidas de apoio a adotar. É ainda mencionada a criação de um centro de alimentos e armazém de palhas, fenos e rações para animais. Pretende-se também disponibilizar o Serviço Municipal de Veterinária para avaliar e prestar cuidados e tratamentos médico/veterinários aos animais feridos.

Já como medidas de curto e médio prazo, é referido o objetivo de estabilização de emergência das áreas ardidas, com ações de Multching, Estilha e sementeiras de centeio, de proceder ao levantamento de prejuízos e divulgar os apoios às populações afetadas por danos e prejuízos agrícolas, pecuários, florestais, apícolas e outros. Outra medida mencionada passa por colaborar na programação da retirada das madeiras ardidas.

Fotografia de Gonçalo Poço