Investigadores do CICS-UBI recebem bolsa de investigação para o cancro da próstata

A Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o apoio da Gilette, atribuiu a Bolsa de Investigação Médica LPCC/ Gilette – Cancro da Próstata ao projeto de Bruno Jorge Pereira, urologista e professor convidado da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) e membro colaborador do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI).

O projeto MICROBIO-PCa, de Bruno Jorge Pereira, visa investigar de que modo a população bacteriana presente no microambiente tumoral coopera com as células do cancro da próstata, fornecendo-lhes substratos energéticos e induzindo as alterações metabólicas que favorecem a progressão da doença.


O estudo será desenvolvido por uma equipa de investigação liderada pela também docente e investigadora da UBI, Sílvia Socorro, da qual fazem parte também Cátia Vaz, Lara Fonseca, Sara Correia e Mariana Feijó, que tem vindo a estudar as peculiaridades metabólicas do cancro da próstata.

O projeto conta com a colaboração de outros investigadores do CICS-UBI com experiência na área da microbiologia, como Ana Palmeira de Oliveira e Carlos Gaspar, bem como de outros médicos do Serviço de Urologia do IPO de Coimbra, dirigido por Carlos Rabaça.