Cherovia: “Este festival é um elemento identificativo da alma covilhanense”

Com a retoma do evento ao molde presencial, a organização faz um balanço “muito positivo” da 15ª edição do Festival da Cherovia, que teve início na passada quinta-feira, dia 22, e chega ao fim na noite de hoje.

Em declarações à RCC, o presidente da Banda da Covilhã, José Eduardo Cavaco, revela que “é muita emoção ver as ruas repletas de milhares de pessoas com sorrisos e, acima de tudo, o regresso de uma tradição que não se realizava há três anos”, acrescentando que o festival “voltou a provar que a cherovia é um elemento identificativo da alma e da tradição covilhanenses”.


Em termos económicos, José Eduardo Cavaco adianta que, para a cidade e para a região, “o festival veio potenciar o aumento da produção de cherovia”, com 21 restaurantes aderentes à rota gastronómica, salientando, ainda, que “foram organizadas várias excursões e, durante o fim de semana, os hotéis ficaram praticamente lotados, contribuindo para que os empresários da região tenham um crescimento económico”.

Para o presidente da Banda da Covilhã, o bom tempo que se fez sentir, a par com o “vasto programa cultural”, foi, também, um “fator preponderante para o sucesso de mais uma edição, não só para a organização, mas para a Covilhã e para a região”, realçando que “é bom conseguir mostrar que é possível realizar um festival desta magnitude em pleno centro histórico da cidade”.

Ainda sem números concretos e a faltar um dia para o encerramento da 15ª edição, José Eduardo Cavaco adianta, em jeito de balanço, que estiveram presentes, até agora, cerca de 30.000 visitantes, “um número que deixa a organização muito satisfeita e a olhar para o futuro com alegria”.

O Festival da Cherovia é organizado pela Banda da Covilhã, em parceria com a Associação Cultural Desertuna e Covilhã Eventos.