Covilhã: Assembleia Municipal aprova 2 votos de louvor e 8 de pesar

A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou, na reunião de segunda-feira, dois votos de louvor e oito de pesar.

Um dos votos de louvor, a Olinda Carrola, coordenadora técnica dos serviços de apoio à Assembleia Municipal, foi proposto pelo CDS e PSD e subscrito por todos os grupos. Pretende reconhecer o “cuidado e atenção” que esta sempre teve com todos, realizando as suas tarefas com “zelo, dedicação e imparcialidade”.


O outro voto de louvor, proposto pelo PS e aprovado por unanimidade, foi para David Canarias, que na segunda-feira, 26, deixou o comando da GNR da Covilhã, para assumir o posto do Fundão. Reconhece os serviços “extraordinariamente importantes e distintos à comunidade que foram prestados”.

Quanto a votos de pesar, foi proposto pelo PS um voto de pesar pelo recente falecimento do empresário Paulo de Oliveira, recordando que este liderou o maior grupo empresarial da indústria de lanifícios da Covilhã, de Portugal e um dos maiores da Europa, reconhecendo, assim, as suas “excecionais qualidades empresariais e pessoais”. Por proposta do PSD e CDS é ainda recomendado à Câmara Municipal que considere nomear a nova Unidade de Saúde Familiar (USF), a nascer no antigo acondicionamento têxtil da Covilhã, de ‘Unidade de Saúde Familiar Paulo de Oliveira’.

Foi também aprovado um voto de pesar pelo falecimento do arquiteto José Carlos Loureiro, de 96 anos. Nascido na Covilhã, tem obra dispersa por todo o país, com maior enfoque no Norte. Na Covilhã projetou a faculdade de engenharia, a de medicina, a unidade de psiquiatria e o UBIMedical. O voto foi proposto pelo PS e aprovado por unanimidade.

O PCP propôs um voto de pesar pelo falecimento de José Manuel Roque Valentim, natural de Unhais da Serra, foi professor de educação física na escola Campos Melo e na escola Frei Heitor Pinto. Foi presidente da Junta de Freguesia de Unhais da Serra no mandato 82-85. O voto foi aprovado por unanimidade.

Foi ainda aprovado, também por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento de António José Prata, antigo atleta e dirigente do Sporting Clube da Covilhã. Desde 2004 fazia parte das direções do SCC tendo “contribuído para uma Covilhã com uma sociedade civil mais pujante e dinamizadora”. O voto foi proposto pelo PSD e CDS a que se associou o PS.

Foi ainda aprovado um voto de pesar pelo falecimento do jovem jornalista Fábio Gomes, natural de Mangualde da Serra e antigo estudante da UBI. Faleceu na Roménia vítima de acidente. O voto foi proposto pelo PSD e CDS e aprovado por unanimidade.

Foi também manifestado o pesar pela morte do antigo presidente da Câmara Municipal do Fundão, Manuel Lambelho Ramos. Voto proposto pelo PSD e CDS e aprovado por unanimidade.

Em termos internacionais foram aprovados dois votos de pesar, ambos propostos pelo PSD e CDS. Um pelo falecimento da Rainha Isabel II e outro por Mikhail Gorbatchov, aprovados por maioria com dois votos contra da bancada do PCP. “Não estão em causa as pessoas, quer num caso quer no outro, a morte de alguém é sempre motivo de pesar, mas sim o que representam na história mundial”, justificou Vítor Reis Silva.