Covilhã recebe Festival contraDANÇA de 4 a 8 de outubro

O Festival de Dança e Movimento Contemporâneo, contraDANÇA, decorre de 27 de setembro a 8 de outubro e é acolhido pelos municípios da Covilhã, Gouveia, Fornos de Algodres e, este ano, também pelo município de Figueira de Castelo Rodrigo.

Na apresentação da 13ª edição do evento, que decorreu ontem, dia 22, o diretor do festival, Rui Pires, realçou que o alargamento dos espetáculos a vários palcos “é motivo de satisfação e sinónimo de reconhecimento do trabalho da ASTA”, acrescentando que, este ano, o festival conta com 12 espetáculos.


O diretor do festival afirmou, ainda, que “um dos maiores objetivos desde a criação do evento, em 2006, é alcançar o público mais novo”, realçando que, nesta edição, “vão decorrer três espetáculos infantis, que irão ser vistos por cerca de 500 crianças”.

Durante a conferência de imprensa, Rui Pires revelou que a ASTA realizou uma parceria com com o Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), onde o objetivo foi “criar jornadas, científicas e académicas, que estão associadas ao centenário do nascimento de José Saramago, um dos temas de vários espetáculos”.

À semelhança de Rui Pires, também o diretor artístico da ASTA, Sérgio Novo, enalteceu “a componente formativa e pedagógica do evento e a capacidade que tem para alcançar novos públicos”.

O festival tem um orçamento de 50 mil euros e começa em Figueira de Castelo Rodrigo, na próxima terça-feira, dia 27, com “Os Medos da Matemática”, uma peça de teatro da ASTA.

Na Covilhã, o evento decorre de 4 a 8 de outubro, sendo que o primeiro espetáculo, “Prenúncio de uma Profunda Melancolia”, tem lugar no Jardim Público, com entrada gratuita, e os restantes estão marcados para o Teatro Municipal. Está, também, programada uma extensão ao Teixoso, no dia 29, com o espetáculo “King Kong”, às 21:00.

No dia 28, o festival passa por Fornos de Algodres e nos dias 30 de setembro e 1 de outubro estará em Gouveia.