Triatlo: “Estrela Xtreme” liga Gouveia a Manteigas

O Município de Gouveia acolhe, no próximo dia 24 de setembro, a prova de triatlo “Estrela Xtreme Triathlon” que vai ligar Gouveia a Manteigas “por terra e por água”, destaca a organização.

O município explica que “o Estrela Xtreme Triathlon se baseia noutras provas idênticas e de referência internacional realizadas na Europa, propondo aos participantes um tri-desafio, composto por provas de natação, ciclismo e atletismo”.


O objetivo passa por “ligar os Municípios de Gouveia e Manteigas por água e por terra, aproveitando, ao máximo, o relevo do Parque Natural da Serra da Estrela, bem como a qualidade paisagística e ambiental da nossa região”, pode ainda ler-se na descrição da prova.

Os atletas irão enfrentar 1,9 km a nadar, 105 Km a pedalar e 21km a correr. No segmento de natação, os 1,9 km vão ser nadados nas águas límpidas e cristalinas do Vale do Rossim, localizada a cerca de 1400 metros de altitude, consistindo num percurso triangular, de uma a duas voltas.

No caso da prova de ciclismo prevê um desnível positivo de 2500 metros, iniciando-se, também, na Lagoa do Vale do Rossim e terminando no Parque da Várzea, em Manteigas. O trajeto far-se-á, maioritariamente, em estrada de alcatrão.

Finalmente, a corrida estende-se ao longo de 21 km com um desnível positivo de 900 metros, maioritariamente feito em estradões de montanha com pequenos percursos de alcatrão e troços com uma componente técnica de montanha de moderada dificuldade.