Covid-19: APP criada pela tecnológica HopeCare e CHUCB apresenta resultados

O projeto de investigação 2TI COVID-19 (Telemonitoring & Track Immunity on Covid-19), da empresa tecnológica HopeCare, em parceria com o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, foi concluído com sucesso, anuncia o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira em nota de imprensa.

No documento é explicado que que o estudo foi iniciado em dezembro de 2021, “com o objetivo de produzir uma solução tecnológica, para analisar e estudar a imunidade conferida pela vacinação e ainda detetar situações de infeção/reinfeção, sintomas, recuperação e situações de Long-COVID”. 


“O projeto que consistiu assim, no desenvolvimento de uma aplicação móvel (APP), para recolha, análise, integração e partilha de dados”, frisa o documento avançando que o estudo teve a participação de 724 voluntários. “Durante o estudo foram detetados, à distância, 36 utilizadores com sintomas típicos de Long-COVID e um caso de infeção por SARS-COV-2”, divulga a nota de imprensa.

O 2TI COVID-19 foi financiado em 150 mil euros, pelo Horizonte 2020, fundo da União Europeia para a investigação e inovação e implementado no âmbito do programa COVID-X, que reúne empresas do setor digital e instituições prestadoras de cuidados de saúde, em prol da criação de soluções de inteligência artificial e tecnologia de dados, para superar os desafios da COVID-19, especifica o CHUCB.