Governo: “Nenhum serviço de obstetrícia e blocos de partos do SNS fecha até ao final do ano”

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, garantiu hoje que o Governo não irá fechar nenhum serviço de obstetrícia e blocos de partos nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) até ao final do ano, decisão que só será tomada no início de 2023.

“Nunca [fechar] nos próximos meses, seguramente que não até final do ano”, afirmou o Ministro da Saúde, sublinhando estar “empenhado em garantir que o sistema público de maternidades funcione”.


Segundo a informação avançada pela agência Lusa, Manuel Pizarro realçou que não está “concentrado no tema de encerramento de maternidades, mas em garantir que tudo corre bem”.

O Ministro da Saúde afirmou perceber a “perturbação e ansiedade” da questão, sublinhando, no entanto, que a mesma é anterior é anterior à sua governação.

Manuel Pizarro garantiu que o Governo irá fazer uma “avaliação criteriosa” ao estudo preliminar, que propõe “muitas medidas, entre as quais, o eventual fecho de maternidades”.

O ministro frisou, ainda, que a “decisão do encerramento de maternidades, por exemplo, vai ser da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde”.

De acordo com a Lusa, o grupo de peritos, encarregue de propor uma solução para as urgências de obstetrícia e blocos de partos nos hospitais do SNS, propôs ao Governo o fecho do atendimento SOS em dois hospitais da Grande Lisboa e dois na área geográfica da administração regional do Centro, sendo eles Guarda e Castelo Branco.