Censos Sénior 2022: Na Beira Interior há mais de 7 mil idosos a viverem sós

A GNR sinalizou 44.511 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados em todos o país, sendo que 7.083 se encontram na região da Beira Interior.

Os números decorrem da operação Censos Sénior 2022 que decorreu durante o mês de outubro. Uma operação que visa “garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, que vive sozinha, isolada, ou sozinha e isolada, através da atualização dos registos das edições anteriores”, explica a GNR.


Na edição de 2022 da operação a Guarda sinalizou na região da Guarda 5.243 idosos nestas condições, mais 231 que em 2021. Já na região de Castelo Branco foram detetados mais 14 que no ano anterior, subindo o total para 1.840.

A Nível nacional também se registou um ligeiro aumento em relação a 2021, ano em que foram sinalizados 44.484.

Durante a operação, os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

“Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da operação, a GNR tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, proporcionando assim um apoio mais próximo à população idosa, o que certamente contribui, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o aumento do seu sentimento de segurança”, destaca a nota de imprensa da GNR.

“A GNR continuará a acompanhar os idosos sinalizados, através de visitas regulares às suas residências, no sentido de realizar mais ações de sensibilização e fazer a avaliação da sua segurança, colaborando com as demais entidades locais, na procura da melhor qualidade de vida da população idosa, em especial dos mais vulneráveis”, concluiu o documento.