Deputados do PS reúnem com Comandos da PSP e da GNR

Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco, Nuno Fazenda, Paula Custódio Reis e Tiago Soares Monteiro, reuniram na terça-feira, 15 de novembro, com o Comando Distrital da PSP e com o Comando Territorial da GNR, na cidade de Castelo Branco.

Segundo a nota de imprensa, na reunião com a PSP estiveram em destaque “as condições dos postos de Castelo Branco e Covilhã, o número de efetivo operacional e causas de maior criminalidade, relevando o número de novos polícias recebidos ao longo do ano, como referido aos Deputados pelo Ministro da Administração Interna, após questões colocadas nesse sentido na última audição parlamentar”.


“A atratividade de profissionais, a média de idades dos agentes bem como o número de anos que demoram as transferências, a pedido dos agentes, da origem para os postos do Distrito, foram também algumas das preocupações discutidas. Os Deputados verificaram ainda o bom estado da frota automóvel e as boas condições infraestruturais do edifício que alberga o comando”, refere a nota enviada à nossa redação.

Na reunião com o Comando Territorial da GNR, os Postos de Atendimento Reduzido (PAR) foi “uma das preocupações”, manifestadas, “nomeadamente para as necessidades diárias de patrulhamento”, destacando que a GNR opera em 120 freguesias.

A nota frisa ainda que “a GNR foi alvo de um importante fortalecimento em termos de efetivo ao longo do ano e aguarda a conclusão do Curso de Formação de Guardas do presente ano, perspetivando a alocação de mais guardas para postos de cobertura estratégica do território. Ao nível de aquartelamentos, as condições de salubridade são preocupação em alguns casos já identificados e com prioridade de atuação”.

“Em ambos os casos, foi partilhado um profundo conhecimento do território, dos principais desafios do distrito em matéria de segurança e das respostas ao dispor em prol da defesa dos territórios e das populações”.