Estrada Manteigas – Piornos encerrada “devido ao perigo de derrocada e trabalhos na via”

Está encerrado, desde as 17:00 de ontem, o troço Manteigas – Piornos, na estrada de acesso ao maciço central da Serra da Estrela.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), as autoridades procederam ao corte do trânsito “devido ao perigo de derrocadas e trabalhos na via”.


Recorde-se que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a Beira Interior sob aviso amarelo, até às 06:00 de amanhã, dia 23, devido à previsão de “rajadas até 100 km/h nas terras altas e queda de neve, acima de 1400 metros, com acumulação acima de 1600 metros, que poderá ser de 2cm na Torre da Serra da Estrela”.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da “adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações”.

Segundo a ANEPC, as medidas passam por “ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte; adotar uma condução defensiva, tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias, e não atravessar zonas inundadas”.