Novos médicos fazem Juramento de Hipócrates na Covilhã

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) vai promover duas cerimónias de Juramento de Hipócrates, a primeira já este sábado, na Covilhã, seguindo-se a de Coimbra no sábado, dia 10 de dezembro.

Este sábado, a cerimónia do Juramento de Hipócrates terá lugar, a partir das 14h30, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, estando presentes o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e os Presidente das Secções Regionais da Ordem dos Médicos, entre outros representantes da comunidade médica e científica.


Carlos Cortes, presidente da SRCOM, é o anfitrião destas cerimónias “de profundo significado na vida profissional dos médicos”, sustenta a Ordem dos Médicos em nota de imprensa.

A Oração de Sapiência será proferida por Ernesto Rocha, presidente do conselho sub-regional de Castelo Branco da Ordem dos Médicos e diretor do Serviço de Nefrologia do Hospital Amato Lusitano). A cerimónia será conduzida pela médica interna de Medicina Geral e Familiar e antiga aluna de Medicina da UBI, Inês Garcia Moreira.

“Neste momento simbólico em que os novos médicos juram solenemente defender e pôr em prática o respeito pela vida, e que marca também o início da sua atividade profissional, a Ordem dos Médicos, instituição que recentemente completou 84 anos, continuará a ser o baluarte da defesa da Medicina, dos Doentes e da Saúde”, sublinha o presidente da SRCOM.

Recordar que o Juramento de Hipócrates simboliza a profissionalização de jovens médicos que, neste dia, recebem as respetivas cédulas profissionais.