Programa Promove: 7 projetos desenvolvidos na Beira Interior

Diversas instituições da Beira Interior apresentaram 7 projetos no “Programa Promove”, que conta com um total de 29 ideias, inseridas em três categorias.

Na categoria “projetos I&D mobilizadores”, onde se inserem projetos em domínios temáticos considerados estratégicos para o desenvolvimento do interior, está inserido o projeto “Montanha Viva”, desenvolvido Universidade da Beira Interior (UBI) e pertencente ao Município do Fundão, que pretende desenvolver “um sistema inteligente de apoio à gestão sustentável da produção e consumo de plantas silvestres de montanha”.


Na categoria de projetos-pilotos, dirigida a empresas, entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e outras entidades privadas sem fins lucrativos, individualmente ou em regime de consórcio, foram selecionados 4 projetos da Beira Interior.

Inserido no Município de Castelo Branco, “Melisafe” é o nome do projeto que visa “a proteção ativa das colmeias de Apis mellifera (abelha-europeia) contra os ataques da Vespa velutina (vespa-asiática)”.

Com o nome “Museu do Futuro das Aldeias de Montanha”, o segundo projeto desta categoria pretende desenvolver um “museu digital de experiência imersiva e multimédia das aldeias de montanha da Serra da Estrela”. O projeto é promovido pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM) e pertence ao Município da Guarda.

Com o objetivo de “valorizar resíduos da agroindústria da cereja, por via da sua utilização como novo ingrediente cosmético”, o “Recycling: from Agroindustrial residues to Cosmetic ingredients” é promovido pela Health Products Research and Development (HPDR) e insere-se no Município da Covilhã.

Designado “ForestVISION”, o último projeto nesta categoria foca-se no desenvolvimento de uma plataforma dedicada à monitorização de grandes manchas florestais como instrumento de proteção e gestão sustentável da floresta. O “ForestVISION” é promovido pelo Estrela Sustentável (EST) e, à semelhança do anterior, pertence ao Município da Covilhã.

Na área “ideias inovadores”, que se foca na gestão de recursos naturais, fomento de novos pólos de desenvolvimento e atração de turistas e novos residentes, a Beira Interior apresenta-se com o projeto “SYNERGIC”, que visa criar “uma estratégia terapêutica inovadora para o cancro do pulmão” e cuja promotora é a UBI.

Por último, a UBI apresenta, ainda, o “SWEETPROBEIRA”, que pretende desenvolver um protetor solar zero waste, a partir de subprodutos das indústrias agrícolas regionais.

O “Programa Promove” é dividido em três categorias – projetos I&D mobilizadores, projetos-piloto inovadores e ideias inovadoras – e já apoiou, ao longo de quatro edições, 46 projetos e 22 ideias inovadoras, o que se traduz num investimento total de 7,6 milhões de euros.

Este programa é uma iniciativa da Fundação “la Caixa” em colaboração com o BPI e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).