São Jorge da Beira em destaque em Düsseldorf

São Jorge da Beira esteve em foco num evento organizado este fim de semana pela Associação Sanjorgense, em Düsseldorf, na Alemanha.

Segundo a nota enviada à Rádio Clube da Covilhã, o evento teve cariz cultural e contou com a apresentação do livro “Sol da Minha Vida” de Hermínio Gregório, uma exposição de pintura de Maria Braz, e de miniaturas e trabalhos em madeira de Fernando Genro e José Mendes.


Associação Sanjorgense em Düsseldorf, que organizou o evento, afirma que se “preza por manter vivas as tradições beirãs”, como evidenciou nesta realização. No evento esteve presente Tiago Silva, presidente da Assembleia de Freguesia de São Jorge da Beira, em representação do Presidente da Câmara da Covilhã, frisa a nota envida à RCC.

Citado na nota Alfredo Stoffel, conselheiro das comunidades que participou no evento, refere que a apresentação do livro foi “muito emocional”, destacando que “a experiência de vida do Hermínio Gregório, uma pessoa que ‘bateu bem fundo’ e se salvou não deixa ninguém indiferente, sobretudo quando é contado de forma direta e na primeira pessoa”.

As pinturas e as miniaturas de locais emblemáticos de São Jorge da Beira, são, segundo os artistas, “um regresso às raízes”. Maria Braz é lusodescendente, nascida na Alemanha, mas diz que vê e sente as suas raízes na freguesia dos pais e dos avós.

Fernando Genro e José Mendes, por seu lado, mostram através das suas obras “a terra que os viu nascer”.