CMC recebe recorde de candidaturas. Apoios ao associativismo totalizam 650 mil euros

A Câmara Municipal da Covilhã registou, ao abrigo do regulamento de apoio, “um aumento recorde do número de candidaturas do movimento associativo, disse o vereador José Miguel Oliveira na reunião pública da passada sexta-feira.

Somando os apoios ao abrigo do regulamento e os contratos de desenvolvimento desportivo, a autarquia vai apoiar o setor com mais de 650 mil euros, avançou o autarca.


“É um reconhecimento do trabalho que fazem as associações, um trabalho que tem que ser reconhecido e valorizado”, vincou.

No dia em que os resultados provisórios das candidaturas aos apoios para atividade regular foram divulgados às coletividades, o vereador com o pelouro do associativismo realçou que de 82 candidaturas em 2022 se aumentou para 100 aceites em 2023, sendo 28 delas novas candidaturas, “umas de novas coletividades e outras, que não sendo novas, são de associações que tiveram um interregno e voltaram agora a candidatar-se”, especificou.

Para o autarca “este é um sinal claro e inequívoco de que o associativismo tem dado uma resposta excelente ao regulamento”.

Ao nível de candidaturas ao equipamento foram feitas 67, em linha com o que aconteceu em anos anteriores, frisando que vão ser apoiadas 26.

Relembra que há agora um período de apresentação de reclamações, contando assinar os contrato-programa com as associações até ao mês de março.

José Miguel Oliveira explica, ainda, que para além das associações apoiadas ao abrigo do regulamento, há contratos de desenvolvimento desportivo com clubes, como é o caso do Sporting Clube da Covilhã, ADE, Penta Clube da Covilhã, Grupo Desportiva da Mata, Unidos do Tortosendo, CCD Estrela do Zêzere da Boidobra, Estrela Três Pontas, Académico dos Penedos Altos e Associação Académica Universidade da Beira Interior.