Readiness IT: Grupo quer chegar aos 23 milhões de euros em receita em 2023

O Grupo RIT, que integra a multinacional Readiness IT que tem escritório no Fundão, pretende expandir o seu negócio em 2023 e chegar aos 23 milhões de receitas, anuncia em nota de imprensa.

É um “dos maiores impulsionadores de emprego da zona da Beira Interior, em parceria com várias universidades e politécnicos da região”, destaca a nota enviada aos jornalistas, sustentando que o “Grupo RIT encontra-se neste momento a contratar 100 novos colaboradores para os vários escritórios que tem espalhados pelo mundo, com o objetivo de crescer 20% em 2023”.


Quanto à faturação do Grupo RIT, “os números de 2022 ainda não estão fechados, mas apontam para a ordem dos 22 milhões de euros de receita. Em 2023, o objetivo é alcançar os 23 milhões de euros”, lê-se no documento.

Referir que em Portugal o grupo tem a trabalhar a partir da sua sede em Campanhã, no Porto, 100 colaboradores, em Lisboa 25, e no Fundão 120, escritório que também funciona como o maior centro de formação das empresas do Grupo RIT.

O Grupo RIT, do qual faz parte a Readiness IT, conta com mais de 500 colaboradores altamente qualificados e certificados, espalhados por 8 países e 10 escritórios, como Portugal, Espanha, Chile, Perú, EUA, Canadá, Nova Zelândia, e mais recentemente na Sérvia.

Em 2022 a Readiness IT implementou uma mudança visual de logótipo, abriu novos escritórios na Europa, incluiu uma nova empresa no grupo, e continuou a aposta no talento jovem em todo o mundo, explica a nota, salientando que para 2023 “planeia mais um ano de sucesso, de novos negócios e crescimento na área de aceleração da transformação digital”.

A Readiness IT é reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho na aceleração digital da indústria das Telecomunicações, mas trabalha também com outros setores e indústrias, maioritariamente desenvolvendo projetos com tecnologias Low-Code.

Fundada em 2015, a empresa entregou já mais de mil projetos de aceleração digital implementados em todo o mundo.

Entre os seus clientes de Telco, contam algumas das maiores e mais conceituadas empresas, tais como a Altice, Entel, Ericsson, Spark, Unitel, T-Mobile, SwissCom, Telefónica, entre muitas outras, e no ano transato, expandiu ainda mais o seu portfólio de clientes com projetos na Vivacom (Bulgária), Liberty (América Central), Vumatel (África do Sul) e DU (Emirados Árabes Unidos). O mesmo sucedeu com a sua área de Low-code, com empresas como a Bepp, La Positiva, Betterfly a figurarem como novos clientes.

Sobre o impacto das novas parcerias estabelecidas no ano passado, nomeadamente com a Kloudville, outra empresa detida parcialmente pelo Grupo RIT, o CEO da Readiness IT, Adérito Ferreira, citado na nota de imprensa esclarece que “cada vez mais, as operadoras de Telecomunicações procuram oferecer serviços para além da conectividade e ter necessidade de criar um ecossistema de parceiros de negócios ágil, confiável e robusto, para crescerem no seu posicionamento e receitas. A rede 5G veio acelerar essa pretensão onde as operadoras pretendem assumir-se com o papel principal na oferta de novos serviços inovadores. Mas isto do ponto de vista tecnológico e modelo de negócio para a indústria de Telecomunicações, a implementação e gestão de todo o processo são bastante complexas. E é aí que nós entramos como acelerador dessa aceleração digital, promovendo o desenvolvimento de mercados e ofertas em parcerias. Esta solução, Marketplace 360, foi desenvolvida com o foco nesta indústria e com a nossa experiência na Integração de Sistemas nas Telco, conseguimos rapidamente responder às necessidades dos clientes. Esta é a resposta à transformação da Indústria de Telecomunicações que se irá tornar mais numa plataforma de negócios do que um mero provedor de serviços de comunicações”.

“A criação de Marketplaces digitais B2B e de ecossistemas de parceiros, são a melhor forma de as operadoras conseguirem aumentar as suas fontes de rendimentos, mas fundamentalmente conseguirem oferecer reais soluções integradas aos seus clientes e parceiros, com a agilidade, qualidade de serviço e controlo que se requer. É uma situação win-win-win para todos os intervenientes, completamente automatizada, integrada e regulada na transparente relação entre todos – telco/cliente/parceiros”, comenta o CEO.

As plataformas de Marketplace B2B estão a permitir também que as operadoras cheguem a novos mercados verticais (cuidados de saúde, indústria, segurança, transportes, etc.) e desta forma conseguirem uma expansão do seu negócio, a criação de novas fontes de rendimento, e garantir assim a sua sustentabilidade e rentabilidade. Também nesta área o Grupo RIT está a investir o seu crescimento, tendo lançado parceria em 2022 com empresa nacional líder em produto de processos clínicos em Hospitais.

A empresa conta também com outros parceiros tecnológicos nos seus projetos digitais, como são exemplo da Kloudville, Salesforce, Ericsson, Oracle, OutSystems, AWS, BluePlanet, Omnix e Appian. Existem novos parceiros a serem analisados, mas nesta fase ainda não podem ser divulgados.