Elvira Fortunato inaugura sala para ligação a supercomputador na UBI

O Centro de Competências para a Computação Avançada entrou em funcionamento na Universidade da Beira Interior (UBI). Com um financiamento inicial de cem mil euros, fica ligado aos centros operacionais de Portugal, permitindo aceder remotamente aos supercomputadores a nível nacional.  

Designado 3CA-UBI, o centro de competências foi hoje, dia 25, inaugurado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado da tutela, Pedro Nuno Teixeira, a presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Madalena Nunes, o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, e o reitor da UBI, Mário Raposo.


O Centro de Competências para a Computação Avançada visa ser uma sala para “partilhas de resultados científicos, num ecrã de grandes dimensões; fornecer meios materiais mais diretos de apoio à Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA); dotar a UBI de recursos humanos de apoio às atividades que envolvem o centro; e ser um hub de disseminação de projetos e oportunidades de financiamento”, segundo avançou o coordenador do projeto e ex-presidente do Departamento de Informática, Pedro Inácio, que destacou a mais-valia da estrutura, não só para a investigação, mas também para tornar a instituição mais atrativa para os estudantes e parcerias.

No início da sessão, Mário Raposo definiu o 3CA.UBI como “um ponto de partilha de conhecimento e de acesso a recursos de computação e visualização avançados para toda a UBI e comunidade que a envolve”.

Durante a sua intervenção, o reitor destacou ainda o “desenvolvimento notável que a instituição tem vindo a realizar”, avançado que a mesma “ultrapassou os mil artigos científicos por ano e registou um número de 3.3 artigos por docente”, colocando a UBI “entre as melhores universidades portuguesas”.

Em jeito de conclusão, Mário Raposo sublinhou que “apesar dos resultados alcançados, o objetivo é fazer mais e melhor”.

Elvira Fortunato realçou que a UBI não está tão longe como se pensa, mas sim “num Interior próximo”.

“Temos de ser excelentes onde temos tudo para ser excelentes”, realçou a governante, frisando que a “UBI tem capacidade na área da informática e cibersegurança”, pelo que “há que explorar essa área em particular”.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior quer, com a sua equipa, “equilibrar o mérito e a igualdade de oportunidades, valorizar a transversalidade do conhecimento e aproximar as realidades e as estruturas de ensino de investigação e de relação com a comunidade”.

“A UBI é exemplo dessas relações que queremos mais fortes, mais frequentes e mais profícuas, as relações entre as instituições académicas e científicas e as regiões, as suas empresas, as suas autarquias, as suas entidades sociais e económicas”, realçou a governante, acrescentando que “a universidade e as suas infraestruturas, como este centro de competências, têm promovido parcerias com o tecido empresarial, que tem permitido o desenvolvimento de produtos e serviços e a formação avançada, com uma forte componente de inovação científica e tecnológica”.

A presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Madalena Nunes, afirmou que “esta área é fascinante”, sublinhando que “tem um impacto e um crescimento exponencial em todas as áreas”.

Na sua intervenção, a dirigente frisou que o desígnio de “desenvolver a computação avançada” apresenta diversas dificuldades, como “assegurar recursos humanos qualificados; garantir a manutenção das infraestruturas, nomeadamente as despesas com a energia; e fazer tudo para assegurar que as infraestruturas chegam a todos os investigadores, alunos, universidades, empresas e áreas científicas”.

Os centros de computação avançada estão ligados aos centros operacionais de Portugal, que, por sua vez, estão conectados ao supercomputador de Barcelona e à rede europeia, possibilitando o acesso e tratamento de grande volume de dados.

Os membros do Governo estiveram presentes na Covilhã no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”, que inclui a realização do Conselho de Ministros amanhã, dia 26, em Castelo Branco e a visita de vários governantes aos concelhos do distrito.