Artistas Unidos no Teatro das Beiras a 15 de março

No âmbito da iniciativa “4as de Teatro”, o teatro das Beiras recebe, no dia 15 a companhia “Artistas Unidos” com a peça “A Coragem da Minha Mãe”, de George Tabori, com encenação de Jorge Silva Melo.

Em 1979 assistiu à estreia de “A Coragem da Minha Mãe”, a resposta subversiva de Tabori à muito aclamada Mãe Coragem de Brecht. Baseando o seu texto na história real da sua mãe, Tabori relata como Elsa, com cinquenta e cinco anos, sendo presa em Budapeste, no Verão de 1944, e deportada com quatro mil judeus, consegue salvar-se afirmando que a sua prisão é ilegal. Em vez de seguir para Auschwitz, Elsa dá por si num comboio de regresso a Budapeste. A peça, originalmente um conto, é a canção de amor de Tabori para a sua mãe que morreu em 1963; está impregnada de doçura e lirismo, a homenagem a uma mulher que conseguiu extrair e convocar a sua coragem inesperadamente, salvando-se do inferno. Aquilo a que Tabori chama vagamente a sua abordagem dialética, um teatro que promove a subversão, interpolação, fragmentação e inversão de expectativas, é evidente no texto e na produção de “A Coragem da Minha Mãe”. Tabori apresenta ao público o que poderia chamar-se uma paródia de um conto de fadas dos tempos modernos.


A sessão está marcada para dia 15, às 21:30, no Auditório do Teatro das Beiras. O bilhete custa 6€ com desconto para estudantes, maiores 65 anos, profissionais das artes, sócios do Teatro das Beiras e da Casa do Pessoal do CHCB.

Reservas na Bilheteira do Teatro das Beiras (275 336 163) ou na Ticketline (www.ticketline.sapo.pt).

Foto: Jorge Gonçalves