Festival Y – Festival de Artes Performativas decorre na região entre 20 de abril e 8 de julho

A 19ª edição do Festival Y – Festival de Artes Performativas, organizado pela Quarta Parede, terá início no dia 20 de abril e decorre até 8 de julho.

O Festival Y decorre na Covilhã e Castelo Branco, com uma programação “híbrida de espetáculos” e residências artísticas anunciadas em breve.


No âmbito do Y Públicos, a Quarta Parede iniciou, no passado dia 4 de março, a residência artística Sforzando, um projeto de teatro-música de Mafalda Saloio com a Filarmónica Recreativa Cortense, que terá apresentação do espetáculo no Festival Y – Festival de Artes Performativas em junho.

Foi ainda retomado o LabSénior, um projeto de experimentação, pesquisa e criação artística, para adultos a partir dos 60 anos, que “propõe um diálogo entre as artes performativas e outras áreas artísticas, através do recurso a metodologias participativas como o teatro, a narração de histórias e a música”.

No dia 30, terá ainda lugar o lançamento do livro “Cultura Reconsiderada”, no Teatro Municipal da Covilhã, às 21:30.

Cultura Reconsiderada, de Urbano Sidoncha, “nasce das perplexidades saídas de um esforço continuado de reinterpretação do que está em causa na discussão do conceito de “Cultura” e do universo teórico em que se movem atualmente os Estudos de Cultura”, pode ler-se em nota de imprensa.

Na cidade da Covilhã, os espetáculos do Festival Y terão lugar no Teatro Municipal e no Teatro das Beiras, sendo que, em Castelo Branco, irão decorrer no Cine-Teatro Avenida.

De acordo com a organização, a imagem que irá acompanhar o espetáculo é da autoria de José Manuel Castanheira, arquiteto e cenógrafo.