Ferro: Feira da Cereja mostra o “ex-libris da Cova da Beira” entre 2 e 4 de junho

Entre os dias 2 e 4 de junho, realiza-se, no Ferro, mais uma edição da Feira da Cereja, organizada pela Junta de Freguesia.

Para além do fruto, que é considerado o “ex-libris da Cova da Beira”, o objetivo passa por “mostrar aquilo que de bom se faz na freguesia”, sublinhou Gilberto Melfe, presidente da Junta de Freguesia do Ferro.


Em declarações à RCC, o autarca relembrou a quebra de produção da cereja, em cerca de 70%, relativamente ao ano passado.

“Há produtores que têm e outros que estavam sempre presentes, mas, este ano, devido às condições climatéricas, não vão conseguir estar presentes”, revelou Gilberto Melfe, mostrando-se esperançoso de que as inscrições aumentem na última semana.

Entre agricultura, artesanato e restauração, o certame conta com 45 expositores, avançou o autarca, acrescentando que, para além da cereja, o mirtilo também vai estar em destaque na feira.

São dez os produtores que vão estar presentes na Feira da Cereja, todos eles da vila do Ferro, à exceção de um, proveniente de Peraboa.

Em média, todos os anos, são vendidos cerca de 5000kg de cereja durante os três dias do evento, um número que “muito contribui para a economia da região”.

“É uma feira conhecida por todos e muitas pessoas já não precisam de ver o cartaz”, salientou Gilberto Melfe, que se mostrou expectante de que este ano não seja diferente.

Na sexta-feira à noite, a animação ficará a cargo de Vergílio Faleiro.

No sábado, dia 3, o evento conta com as atuações de Band & Tarola e Rebeca.

No domingo, dia 4, terá lugar a rota dos cerejais, às 09:00, e um passeio equestre, às 09:30. Durante a tarde, decorre a garraiada, que encerra o certame.

Na Feira da Cereja encontra ainda artesanato, tasquinhas e animação de rua em permanência.

Recordar que haverá transporte gratuito entre a Covilhã e o Ferro e vice-versa.