Mutualista Covilhanense leva médico a mais 4 localidades. “Pedidos chegam até de concelhos vizinhos”

Nesta primeira fase a Borralheira e o Terlamonte e numa segunda Atalaia e Gibaltar, vão passar a receber a Unidade Móvel de Saúde da Mutualista Covilhanense, o que significa ter cuidados médicos “à porta de casa”, sublinhou hoje o presidente da União de Freguesias (UF) do Teixoso e Sarzedo. O protocolo foi oficializado no Centro Intergeracional da Borralheira, por António Carriço, presidente da União de Freguesias e Nelson Silva, presidente da Mutualista.

Para o autarca este é um dia de “alegria”, uma vez que “ter médico” sem as dificuldades de deslocação que acontecem normalmente e sem as listas de espera de que tanto se ouve falar, é algo que deve ser celebrado, detalhou António Carriço, que falava, também, para os utentes que aguardavam a consulta do dia na Unidade estacionada à porta.


“Este momento é de grande significado, porque eu sei que a partir de hoje vocês vão ficar muito mais protegidos”, disse.

António Carriço recorda que desde o final de 2019 que esta Unidade já chega ao Sarzedo, ao Centro de Dia, e que agora, vai estar nas outras anexas da União de Freguesias. “Vai haver melhores condições para assistência médica”, sublinhou, realçando que tal acontece “sem terem que se deslocar, o que tanta dificuldade traz, até a nível físico”, vincou.

Este é o objetivo da Mutualista, reforçou também Nelson Silva, durante a sua intervenção. “Estamos conscientes das dificuldades do SNS e trazer estes serviços de saúde a estas populações é uma mais-valia muito importante”, sublinhou.

Nelson Silva revela que esta Unidade chega a 16 localidades do concelho da Covilhã, mas as solicitações são “mais que muitas”, também de concelhos vizinhos, anunciando para breve “o possível alargamento” desta rota.

“Só este ano de 2023 esta já é a quinta nova localidade em que estamos, o que é o reflexo da dificuldade em ter estes serviços de saúde”, detalhou, revelando que “se está em fase de análise e perceção” de como se pode alargar a rede, mas terá que ser feito porque as solicitações são imensas.

Referir que a Unidade Móvel de Saúde é constituída por uma equipa multidisciplinar, que incluiu médico, enfermeiro, técnica social, psicólogo e ainda um profissional de farmácia. Uma equipa que não viaja sempre completa.

A equipa atua em função do que é detetado pelo médico e enfermeiro, ou por quem está no terreno, explica Nelson Silva, vincando que “não se viaja sempre com o médico, ou com o enfermeiro”, mas num espírito de coordenação das necessidades, “mas, de forma regular, o médico é o eixo central da autuação, sempre na perspetiva preventiva da saúde”.

A Unidade Móvel de Saúde da Mutualista Covilhanense, que tem o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, chega a 16 localidades do concelho da Covilhã, nomeadamente, Trigais, Aldeia de S. Francisco de Assis, Barroca Grande, S. Jorge da Beira, Cambões, Vale de Cerdeira, Casal de Santa Teresinha, Minas da Panasqueira, Pereiro, Sarzedo, Verdelhos, Barco, Coutada, Bouça e agora Borralheira e Terlamonte.

O protocolo assinado hoje integra-se nas comorações dos 93 anos da instituição, que se assinalam a 7 de junho, e nos 128 anos de história da Mutualista Covilhanense, uma vez que foi há 128 anos que foi fundada a Operária Covilhanense que deu origem à Mutualista.