Escola avançada da UBI já está a funcionar

A escola avançada da UBI, a UBIExecutive, já está a funcionar para “complementar a oferta formativa da academia”. Ali serão ministrados cursos, não conferentes de grau, que surgem da necessidade expressa de empresas e de entidades parceiras da escola.

Segundo a diretora, Zélia Serrasqueiro, essa oferta passa por “MBAs, e outro tipo de formação avançada”, numa oferta diferenciada, “onde os recursos humanos de empresas poderão reciclar competências, ou adquirir outras”, com objetivos distintos da oferta formativa existente na UBI. O objetivo é “preparar e oferecer cursos que vão ao encontro das carências que são detetadas, no “contato direto com o mundo empresarial e organismos públicos ou privados”, diz a diretora, ou até mesmo “preparar formações específicas para dar resposta a uma determinada empresa”, referiu.


De resto, uma das primeiras iniciativas da UBIExecutive foi “questionar as empresas” sobre as suas carências formativas, salienta o diretor executivo Jorge Rodrigues, adiantando que, desta forma, têm já preparados “programas com conteúdos específicos para dar a resposta adequada”. Cursos que estarão na sua maioria relacionados com “empreendedorismo, competitividade, inovação, marketing digital, e e-commerce”, adianta ainda o diretor executivo, afirmando que estas “são as tendências que mais preocupam os empresários”.

O primeiro curso a ministrar arranca já em março, resulta de uma parceria com a AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Ainda durante este ano “serão formalizadas mais duas parcerias com instituições externas, para elaborar mais dois cursos, que já estão a ser planeados”, disse Zélia Serrasqueiro à Rádio Covilhã, na cerimónia de inauguração da escola, que decorreu ontem ao final da manhã.