Coro Misto da Beira Interior: #ointeriorfazbem

Depois da consagração internacional o coro misto da beira Interior recebeu a aclamação dos covilhanenses. O salão nobre dos Paços do Concelho encheu para ouvir os comandados de Luís Cipriano, interpretarem o reportório que recebeu quatro medalhas de ouro na Croácia e que internamente mereceu voto de aclamação da Assembleia da República, do presidente da Republica Marcelo Rebelo de Sousa e da Câmara da Covilhã.

Na primeira fila esteve a secretária de estado do património cultura que no final disse aos jornalistas que “o concerto merece a #ointeriorfazbem” considerando o coro como um dos “melhores exemplos que temos no país”. A governante afirma que “são um orgulho para o ministério da cultura e para o país”.

Vítor Pereira, que desde que chegou à autarquia em 2013 apoia “regularmente” as atividades do Coro, afirma que essa é uma “aposta ganha”, como mostra o reconhecimento internacional. Para o autarca o coro “é um grande motor de sinergias” apontando-o “como exemplo de trabalho e dedicação à causa”. Quanto ao concerto classificou-o como “sublime, com uma intensidade emocional fora de série”.

Luís Cipriano não tem duvida que o sucesso que o coro alcançou ao longo da sua história se deve a “trabalho e sacrifício” de todos, sublinhando que pela primeira vez “tiveram condições normais para participar a num concurso internacional” referindo-se a viagem e instalações condignas. O maestro recordou a primeira viagem, para um concurso, na Alemanha, há 18 anos. “Foi de autocarro e durante dois dias e meio a comer salsichas, porque não havia apoios”, recordou com algum humor.

Em 2019 finalmente conseguiu o apoio do Ministério da Cultura, “a cereja no topo do bolo”, que permitiu as tais condições normais frisou o maestro, afirmando “que o bolo foi feito pela Câmara da Covilhã” que com o novo paradigma de apoios, “permite que o a única preocupação do coro seja cantar” realçou.

Coro Misto da Beira Interior, tem um palmarés notável duas medalhas de bronze, 7 de prata e 9 medalhas de ouro conquistadas em concursos internacionais.