Covilhã: Mil jovens vão marchar contra a violência no namoro

No Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, 25 de novembro, a Covilhã espera ter na rua “uma das maiores marchas nacionais organizadas contra a Violência no Namoro”, anunciou Graça Rojão da Coolabora, uma das entidades que organiza o evento, apontando para cerca de “mil jovens a marchar” e a presença de um membro do Governo.

A responsável falava na conferência de imprensa de apresentação da iniciativa que é coorganizada pelo município e por todos os agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas e profissionais do concelho.

Os dados “assustadores” sobre a violência no namoro no país, foram a motivação para a escolha do tema para esta marcha, acrescentou ainda Graça Rojão.Segundo os últimos dados conhecidos, referentes a um estudo a jovens entre os 15 e os 20 anos, “67% desse grupo considera legítimas várias formas de violência no namoro” nomeadamente “controlo (27%), violência sexual (24%), perseguição (24%), aceder a redes sociais do parceiro/a (23%), ou até mesmo violência psicológica (16%), dados que são assustadores e que mostram que é preciso continuar a trabalhar a prevenção”, especificou.

Preocupante é também saber “que mais de metade dos jovens que já estiveram numa relação de namoro (58%) afirma que já foi vítima de violência, realçou ainda a responsável.

Números “assustadores e preocupantes” que é preciso combater com “sensibilização”, sendo que a marcha de dia 25 serve também esse propósito, frisou a organização.

Para além da “consciencialização da comunidade”, Regina Gouveia, vereadora da educação e ação social na autarquia frisa que “para o município é fundamental o envolvimento de todas as escolas do ensino público do concelho o que diz muito da relevância desta causa”, disse na conferência de imprensa

Para a autarca, a prevenção deste flagelo tem que estar “inscrito na área da educação”, porque é aí que se devem “fundar valores para uma sociedade melhor”, o que só se “conseguirá se se conseguir esbater, e até anular, realidades como esta”, frisou.

A Marcha terá início no recinto da Anil, às 11h00, onde terão lugar as intervenções do presidente da Câmara, de cada uma das escolas participantes e de um membro do Governo. Sai depois em direção à Rotunda do Operário, irá percorrer a Alameda Europa para regressar ao recinto da Anil, onde irá terminar por volta das 12h00.

Dizer que antes e no final do percurso terá lugar a atuação da Fanfarra Solidária da EPABI, Escola Profissional de Artes da Covilhã.