Iluminação pública: “Fomos longe demais na poupança”

“Fomos longe demais na poupança”, reconhece Vítor Pereira referindo-se às zonas da cidade que já estão a ser servidas pela tecnologia led na iluminação pública. Reforça que o plano energético respeita “os índices obrigatórios por lei” e admite que durante o período experimental ter-se-à ido “longe demais” obtendo uma poupança “notável”.

O edil avança que no período de um ano, em que as mais de 1800 luminárias estiveram em funcionamento, “os índices de poupança atingiram, nalguns períodos, os 89%”, uma situação que já foi corrigida nalguns pontos e que será na sua totalidade garantiu o presidente da Câmara, na apresentação aos jornalistas de alguns dados sobre o estudo efetuado por uma entidade independente sobre a iluminação pública da cidade.

O presidente explicou que no período entre 1 de junho de 2018 e 30 de junho de 2019, primeiro ano de serviço a 100% das novas luminárias, a intensidade “é controlada por telegestão” e houve também um período significativo de tempo em que existiram falhas nesse software que estão já corrigidas, garantiu.

O presidente da Câmara garante que “a intensidade vai ser melhorada substancialmente” garantindo um ambiente noturno “de segurança, em todas as zonas e para peões e veículos”, afirmou.

Parte destas correções já estão no terreno avança ainda o presidente da Câmara. Entre as alterações está a entrada em funcionamento dos globos de iluminação que existem nalgumas avenidas da cidade, “que já foram limpos e que têm também lâmpadas led”, garantindo que “irão continuar em funcionamento”.

O presidente da Câmara garante que “todos os globos existentes serão limpos e trocadas lâmpadas e bocais” afirmando que “não estão ligados por ser Natal”.