10ª Edição do Festival da Cherovia

Começa esta quinta-feira a 10ª edição do Festival da Cherovia, que decorre até 24 de Setembro no centro histórico da cidade da Covilhã. A organização está a cargo da Banda da Covilhã, Associação Desertuna e Covilhã Eventos.

A edição deste ano, disse à nossa reportagem José Eduardo Cavaco, está recheada de novidades para assinalar os 10 anos do evento. Na parte de animação a prata da casa terá um lugar de destaque. Nota também para as muitas novidades gastronómicas com a popular raiz, que são uma constante neste festival.


O Festival que nasceu no Jardim Público da Covilhã e que já passou por outros locais emblemáticos da cidade – na sua segunda edição foi para o Campo das Festas, passou pelo Largo de Infantaria e Rua Direita – este ano será já o quarto ano consecutivo que acontece no centro histórico da Covilhã – Santa Maria. Um local emblemático que nesta 10ª edição terá ainda maior impacto, diz a organização.

O concerto na igreja de Santa Maria será com as Adufeiras do Paul no dia 22 de Setembro, Sexta-feira. A restante animação estará distribuída pelos 6 palcos do recinto ao longo dos 4 dias. O festival conta com 40 espaços para stands, que conjuntamente com mais 25 espaços devolutos e/ou próprios “farão desta a maior edição de sempre do festival”.

Tal como já é tradição, os estudantes da UBI têm um dia que lhes é dedicado. Este ano será o primeiro dia, Quinta-feira, 21 de Setembro, e que segundo José Eduardo Cavaco, é uma forma de lhes dar as boas vindas e mostrar o centro histórico da cidade. Neste 1º dia o destaque vai para o encontro de tunas, Noite AAUBI, com concurso de bandas, e ainda para a música ao vivo com Guitarrando.

Este ano e pela primeira vez, a Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho vai realizar um capítulo no decorrer do Festival, que se realizará no Sábado. Este VII Capítulo da Confraria tem início marcado para as 10:15 com a bênção das insígnias, em que o ponto alto será a entronização de novos confrades que terá lugar às 11:30 no Salão Nobre dos Paços do Concelho.