Apresentação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania

A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania foi ontem apresentada pelo Ministro-adjunto Eduardo Cabrita, Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues, e pelos Secretário de Estado da Educação, João Costa, e Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino. A apresentação teve lugar na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, onde a cidadania, igualdade de géneros e a violência no namoro foram os temas abordados ao longo da apresentação.

A Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade realçou a importância de implementar estes temas na sociedade através da estratégia nacional de educação para a cidadania


O Ministro-Adjunto Eduardo Cabrita explicou que se trata de um projeto piloto que será implementado este ano letivo em mais de 235 escolas públicas e privadas que integram o projeto de autonomia e flexibilidade curricular nos anos iniciais de cada ciclo de ensino.

Esta disciplina que fará parte do plano curricular, com conteúdos e estruturação para ser avaliada e nota curricular, terá como objetivo motivar os estudantes a criarem uma sociedade mais justa e inclusiva.

As escolas secundárias Quinta das Palmeiras e Campos Melo da Covilhã são duas das pioneiras desta disciplina que será implementada ainda este ano letivo.